Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha mostra a criação de armas durante a Primeira Guerra

Terceiro volume da série vai às bancas no próximo domingo (5)

JULIANA CALDERARI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No próximo domingo (5) chega às bancas o terceiro livro da Coleção Folha As Grandes Guerras Mundiais. São ao todo 20 volumes.

A coleção é formada por oito livros que descrevem a Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918, e 12 que relatam a Segunda Guerra Mundial, de 1939 a 1945.

"A Vitória a Qualquer Preço", o volume 3, relata como a guerra de trincheiras levou combatentes a improvisar armas, estimulando o desenvolvimento bélico e a criação de novas táticas de guerra.

Mesmo sem o grande apelo que a Segunda Guerra teve no cinema, o primeiro conflito mundial deu origem a vários (e bons) filmes. Eis alguns:

"Nada de Novo no Front"
("All Quiet on the Western Front", EUA, 1930)
Direção: Lewis Milestone
A história é contada sob a perspectiva de jovens soldados alemães que, ao presenciar os horrores do combate nas trincheiras, mudam de ideia a respeito da necessidade da guerra. Ganhou Oscar de melhor filme e de melhor diretor.

"Adeus às Armas"
("A Farewell to Arms", EUA, 1932)
Direção: Frank Borzage
Gary Cooper é o motorista de ambulância Frederic Henry, que se apaixona pela enfermeira Catherine Barkley (Helen Hayes) enquanto servia na Itália. O casal é separado quando Frederic retorna ao fronte, mas ele decide abandonar o exército e seguir a moça. Baseado no romance homônimo de Ernest Hemingway.

"A Ponte de Waterloo"
("Waterloo Bridge", EUA, 1940)
Direção: Mervyn LeRoy
Em Londres, um oficial inglês relembra o romance vivido com a bailarina Mayra que conheceu por acaso na ponte Waterloo e a separação dramática do casal determinada pela Primeira Guerra.

"Uma Aventura na África"
("The African Queen", EUA/Inglaterra, 1951)
Direção: John Huston
Durante a guerra, Charlie Allnut (Humphrey Bogart)e a missionária Rose Sayer (Katharine Hepburn) enfrentam terríveis dificuldades a bordo de um barco à vapor. Bogart levou o Oscar de melhor ator.

"Glória Feita de Sangue"
("Paths of Glory", EUA, 1957)
Direção: Stanley Kubrick
Um general francês ordena que seus subordinados façam ataque suicida contra os alemães. Após o massacre dos franceses, o impiedoso general manda três soldados para Corte Marcial por covardia. Kirk Douglas está no elenco.

"Lawrence da Arabia"
("Lawrence of Arabia", Inglaterra, 1962)
Direção: David Lean
Baseado no livro "Sete Pilares da Sabedoria", de Thomas Edward Lawrence, o clássico do cinema conta a história de um tenente do exército britânico que se envolve em conflitos contra o Império Otomano durante a Primeira Guerra. O filme teve dez indicações ao Oscar e levou sete prêmios.

"Johnny Vai à Guerra"
("Johnny Got His Gun", EUA, 1971)
Direção: Dalton Trumbo
Ferido por uma mina terrestre, um jovem soldado (Timothy Bottoms) perde braços, pernas, olhos, boca, nariz e orelhas. O filme é narrado por ele na cama do hospital. Seu único contato com o mundo é a audição. Esse angustiante libelo pacifista é o único filme dirigido por Dalton Trumbo, consagrado roteirista.

"Lendas da Paixão"
("Legends of the Fall", EUA, 1994)
Direção: Edward Zwick
Conta história de um pai e seus três filhos que têm a vida revirada pela chegada de Susanna, a noiva de um deles, e pelo início da Primeira Guerra. Com Anthony Hopkins, Brad Pitt, Aidan Quinn e Henry Thomas. Ganhou Oscar de foto.

"Eterno Amor"
("Un Long Dimanche de Fiançailles", França/EUA, 2004)
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Audrey Tautou atua como Mathilde, uma jovem que tenta descobrir a verdade do que se passou com seu noivo, desaparecido na guerra. Segundo o exército, o jovem foi mandado para Corte Marcial depois de ter se ferido propositalmente para escapar da guerra.

"Cavalo de Guerra"
("War Horse", EUA, 2012)
Direção: Steven Spielberg
Relata a jornada de um cavalo e seu dono Albert forçados a se separar quando o animal é enviado para a França. O filme acompanha a trajetória do cavalo na cavalaria britânica e no exército alemão, enquanto Albert tenta encontra-lo e trazê-lo de volta. Teve 64 indicações a diferentes prêmios pelo mundo e ganhou 17.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página