Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Livro em que Lena Dunham relata estupro é best-seller

Obra da autora da série 'Girls' estreia entre mais vendidos e traz debate sobre sexo à força

DE SÃO PAULO

Lançada nesta semana, a autobiografia de Lena Dunham, criadora da série da HBO "Girls", entrou na lista de mais vendidos da Amazon com relato sobre estupro, narrado com dose de humor negro. O título chega ao Brasil em novembro.

Em "Not That Kind of Girl - A Young Woman Tells You What She's Learned'", editado pela Penguim Random House e com uma tiragem inicial de 225 mil cópias, Dunham, 28, escreve sobre seu transtorno obsessivo-compulsivo, namorados abusivos, experiências sexuais humilhantes e sua evolução criativa --que desembocou em uma bem-sucedida carreira como roteirista, diretora e atriz, antes dos 30 anos.

Em um dos capítulos da obra, ela narra um estupro sofrido aos 19 anos, como se fosse uma cena pitoresca de um episódio de "Girls" --a série sobre jovens que tentam fazer a vida em Nova York é conhecida por suas situações sexuais constrangedoras.

No capítulo seguinte, porém, a autora vira o jogo e diz que "não é uma narradora confiável", pois acabara de descrever um estupro como "a escolha inquietante, porém educativa de uma garota ingênua". "Na verdade, não foi uma escolha em nenhum momento."

Segundo Dunham, ela demorou para entender o que se passou. No dia seguinte ao encontro com o "Republicano do campus", relatou o acontecido a sua colega de quarto, como "uma experiência sexual ruim". "Você foi estuprada", retrucou a amiga. Anos mais tarde, numa reunião com os roteiristas de "Girls", sugeriu a situação para a série. "Simplesmente não vejo estupro sendo engraçado em nenhum caso", respondeu um deles.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página