Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

São Paulo passa a ser palco para as mulheres palhaças

Evento que começa nesta segunda (6) quer discutir a comicidade feminina

Séries de espetáculos, oficinas e palestras estão marcadas para diferentes locais da cidade até domingo (12)

IARA BIDERMAN DE SÃO PAULO

"O palhaço, o que é? É ladrão de mulher!" O 1º Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, em São Paulo, promete atualizar o refrão.

Para discutir e mostrar o que é essa palhaça mulher, o encontro, que começa nesta segunda (6), reúne representantes e simpatizantes da "comicidade feminina" em espetáculos, oficinas e palestras em vários pontos da capital.

"O encontro não fica na questão de gênero, não é para separar [homem e mulher], mas para mostrar o que estão fazendo as palhaças", diz Andréa Macera, a idealizadora.

Andréa, 42, é atriz e a palhaça Mafalda. Iniciada na palhaçada há 18 anos, ela vem desde então refletindo sobre a função e a diversidade da(o) personagem com a bola vermelha no nariz.

"Enquanto o palhaço homem faz um caminho mais físico ou de troca de farpas meio maldosas, a mulher faz um jogo com estados de humor", diz.

É isso, junto a uma escolha de temas que estão mais para a sensibilidade do que para a razão, que, segundo Andréa, cria a tal da comicidade feminina --algo que não precisa necessariamente ser representado por mulheres.

Para comprovar a tese, uma das atrações é o "Cabaret'rans", nesta terça (7), às 21h, no Centro Cultural da Penha.

No espetáculo, homens fazem mais do que se vestir de mulher (costumeiro a palhaços). "Eles apresentam temas femininos, sob um olhar feminino", afirma Andréa.

Como a programação é intensa --sete dias de atividades--, ela sugere ao respeitável público aproveitar para ver as palhaças que nem sempre estão em São Paulo, como a Keke Kerubina, da Trupe Circuluz, do Maranhão, ou as baianas Bafuda e Ricota, no espetáculo "Jardim".

Keke se apresenta no dia 7, às 17h, no Metrô Tiradentes, e Bafuda e Ricota estarão no Teatro Cacilda Becker no dia 10, às 21h. E vindas dos picadeiros gringos, as palhaças Colette Gomette, da França, e Anna de Lirium, da Áustria, se apresentam no Sesc Bom Retiro, nos dias 10, às 20h, e 11, às 19h, respectivamente.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página