Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Evento de literatura recebe viúva de Mandela

Graça Machel fará conferência no encerramento da 2ª edição da festa afro Flink Sampa

BEATRIZ MONTESANTI DE SÃO PAULO

As famílias de dois líderes africanos estarão presentes na segunda edição da Afroétnica Flink Sampa, evento de literatura afro e cultura negra que ocorrerá em 22 e 23 de novembro no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Graça Machel, viúva do ex-presidente sul-africano e prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela (1918-2013), encerrará o evento com uma conferência. Além disso, ela comparecerá à cerimônia de premiação do 12° Troféu Raça Negra no dia 24, na Sala São Paulo.

O líder da luta contra o apartheid será homenageado na ocasião, que já teve entre os nomes internacionais lembrados em anos anteriores Martin Luther King e Michael Jackson. Quinze personalidades serão premiadas.

Além de Machel, a viúva e a filha do primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto (1922-79), Eugênia Maria Neto e Irene Neto, serão encarregadas de lançar o prêmio que leva o nome do ex-presidente, e que concederá US$ 50 mil (cerca de R$ 120 mil) para pesquisadores da cultura angolana e da diáspora África-Brasil.

FILHOS ILUSTRES

A Flink Sampa vai homenagear a escritora negra Carolina Maria de Jesus (1914-1977), ex-catadora de papel e autora de "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada". A mineira será lembrada em peça de teatro, performances artísticas e apresentações musicais, além de sessões de autógrafos de dois livros sobre sua vida: "Carolina Maria de Jesus "" Uma Escritora Improvável", de Joel Rufino, e "A Vida Escrita de Carolina Maria de Jesus", de Elzira Divina Perpétua.

A filha de Carolina, Vera Eunice, estará ao lado de Irene Neto no debate "A Filha de Grandes Estrelas da Escrita", no dia 22, que contará com a participação especial de Ilyasah Shabazz, filha do ativista Malcolm X (1925-65).

Participarão ainda desta Flink Sampa, entre outros, os escritores angolanos Isabel Ferreira e Lopito Feijóo, a moçambicana Paulina Chiziane e o cubano Charles Moore, além dos brasileiros Carlos Alberto Dória e Oscar Pilagallo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página