Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'O Messias', de Haendel, é destaque na Coleção Folha

Criação do alemão é tema do 13º volume da série, que vai às bancas no dia 19/10

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Foi um grande choque dentro da cultura e do barroco europeu. É uma das obras-primas da musicografia de todos os tempos, não apenas do barroco". João Batista Natali fala de "O Messias", do compositor Georg Haendel, tema do volume que a Coleção Folha leva às bancas no próximo domingo, dia 19.

Para o jornalista e professor, autor do livro-CD, o choque veio do clima de euforia que a peça deu ao nascimento de Jesus. "Ele não é visto como quem vai ser sacrificado, como algo próprio ao martírio e ao sofrimento, mas como símbolo de felicidade."

Nascido na Alemanha, Haendel (1685-1759) passou a maior parte da vida na Inglaterra, onde popularizou o oratório --de que "O Messias" é exemplo-- como gênero musical. Tal como óperas, o estilo reúne solistas, coro e orquestra, mas dispensa figurinos e cenários.

A obra-prima estreou em 1742 em Dublin, e foi desde então associada às festas natalinas. Ela consolidou o nome do compositor, muito querido na corte inglesa também pelos oratórios "Música Aquática" (1717) e "Música para os Fogos de Artifício" (1749).

O CD traz 21 trechos de uma gravação de referência de "O Messias". O maestro Trevor Pinnock rege a English Concert, conhecida por trabalhar com estilo, afinação e instrumentos da era barroca.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página