Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Painel das Letras

Relações delicadas

O júri final do Prêmio São Paulo de Literatura, um dos mais importantes do país, inclui uma integrante, a escritora Guiomar de Grammont, que editou dois dos 20 livros concorrentes, "Nossos Ossos", de Marcelino Freire, e "O Evangelho Segundo Hitler", de Marcos Peres, enquanto era editora-executiva da Record, em 2013.

Questionada pela coluna, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, responsável pela premiação, disse não haver conflito ético. "Quando Guiomar foi convidada a compor o júri da 7ª edição do prêmio, já não atuava como editora no mercado, tendo sido escolhida por sua contribuição à literatura brasileira como escritora e professora universitária", informou, em nota.

-

// Relações delicadas 2

Guiomar de Grammont diz que, justamente por ter editado os livros, os avalia com mais rigor para evitar suspeitas --e que as escolhas serão feitas após consenso dos cinco jurados. "O fato de tê-los editado só me dá uma responsabilidade ainda maior no cuidado com a isenção."

Procurado pela coluna, o editor-executivo da Record Carlos Andreazza, que agregou as antigas atribuições de Guiomar, disse considerar a escolha "inadequada". "Não tenho dúvida sobre a correção da Guiomar, mas, seja qual for o resultado, haverá margem dobrada e justificada para desconfiança. Parece-me que tanto o convite quanto a aceitação não tiveram a devida reflexão."

-

>> VAZIO Lançado em Portugal e ganhador do Selo White Raven 2014, atribuído a livros que se destacam pelo valor artístico e literário, o livro imagem "Vazio", de Catarina Sobral, sai pela editora 34 em novembro

-

// Sem conversa

O poeta amazonense Thiago de Mello, 88, assiste à distância a movimentação na Academia Brasileira de Letras para eleger Zuenir Ventura e Evaldo Cabral de Mello para as vagas antes ocupadas por Ariano Suassuna e João Ubaldo Ribeiro.

Diz que, convidado por Carlos Heitor Cony, foi o primeiro a enviar cartas aos imortais demonstrando interesse na cadeira de Ariano --a eleição será no dia 23 e, para a ABL, a vaga já é de Zuenir. "Thiago nem nos procurou para conversar, foi uma coisa intempestiva, voluntarista", afirma o acadêmico Antonio Carlos Secchin.

O amazonense, um dos maiores poetas brasileiros vivos, diz que cumpriu o protocolo e isso basta. E que não concorrerá novamente. "Não vejo mérito em ficar pedindo voto, não acho bonito."

-

// As garotas de Manson

A estreante Emma Cline, 25, premiada meses atrás por um conto publicado na prestigiosa "Paris Review", foi uma das sensações da Feira do Livro de Frankfurt, que termina neste domingo. A gigante Random House comprou por mais de US$ 1 milhão, após disputa entre 12 editoras, sua proposta de trilogia literária "The Girls".

A trama, cujos direitos já foram adquiridos pelo produtor Scott Rudin (de "A Rede Social"), é inspirada na história de Charles Manson, o líder do grupo que cometeu vários assassinatos nos EUA, inclusive o da mulher de Roman Polanski. Por aqui, ficou com a Intrínseca.

-

Inesperado Representando a Cosac Naify na Feira de Frankfurt, a diretora editorial Florencia Ferrari voltou repentinamente no início do evento. Questionada pela coluna, a casa afirma que ela não ocupa mais o cargo, sem esclarecer como será a configuração da área daqui para a frente. Muitos ainda consideram a situação indefinida.

Fenômeno Emmanuel Carrère causou sensação em agosto na França com "O Reino", obra de 600 páginas que, só na primeira semana, teve 170 mil cópias vendidas. Espécie de biografia de São Lucas e São Paulo, acaba de ser contratado pela Alfaguara, para publicação em 2015.

Física para leigos Ficou com a Record "The Storm in a Tea Cup", em que Helen Czerski, pesquisadora que já trabalhou em vários programas de TV, explica as leis da física pelas experiências do dia a dia.

Para órfãos de Harry A série "Blackthorn", do estreante Kevin Sands, negociada entre sete editoras na temporada pré-Feira de Frankfurt, foi adquirida no Brasil pela Leya. Na linha de "Harry Potter", conta a história de um aprendiz de farmacêutico de 14 anos que, na Londres de 1663, precisa desvendar uma mensagem criptografada após a morte de seu mentor.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página