Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

TERROR NA VEIA

Donos de algumas das maiores empreiteiras do país citadas no escândalo da Petrobras mandaram o seguinte recado às campanhas de Aécio Neves e de Dilma Rousseff, e também ao mercado financeiro: as investigações podem parar o país em 2015.

CALMA, GENTE
Todas as grandes empreiteiras foram citadas no escândalo: Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. Elas estão em praticamente todas as grandes obras do país. O argumento para as campanhas é o de que, se consideradas inidôneas, não poderão mais tocar os projetos.

OS BONS AMIGOS
As empreiteiras têm canal livre nos partidos: elas são tradicionalmente as maiores contribuintes das campanhas eleitorais.

OUVIDO FECHADO
Ainda que possam "convencer" políticos de amenizarem a abordagem do escândalo, há um fator que as empreiteiras não controlam: o juiz Sergio Moro, que toca as investigações.

PROTESTO
Advogados e juristas estão preparando manifesto para pedir à OAB que se posicione de forma crítica em relação a Moro. Vão dizer que ele driblou o sigilo da delação premiada ao ouvir e divulgar o depoimento do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, à imprensa em outro procedimento judicial.

DO CONTRA
E a proposta de convocação de uma constituinte exclusiva para a reforma política, entregue ontem à presidente Dilma Rousseff por movimentos sociais, é rechaçada pela OAB. Para o presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a ideia é "desnecessária" e "perigosa para as garantias já conquistadas e presentes na Constituição". O risco seria os membros "alargarem" a atuação e decidirem sobre mais temas.

AGORA VAI
Referência da música soul americana e da lendária gravadora Motown, Martha Reeves vai cantar no Brasil pela primeira vez. A artista de 73 anos faria show na Virada Cultural, em maio, mas ele acabou cancelado por causa da chuva. Gratuita, a nova apresentação está marcada para 16 de novembro, no Ibirapuera, pelo programa Circuito SP, da prefeitura.

FRONTEIRA
A "onda" de assaltos e arrastões no Morumbi deixa apreensivos moradores da vizinha Paraisópolis. "Sempre que isso acontece, aumenta a repressão aqui. Culpam o bairro como um todo", diz o líder comunitário Gilson Rodrigues. O policiamento teve reforço de 160 agentes na semana passada. "Só piora. Gera uma sensação de insegurança que hoje não existe, por medo de conflitos envolvendo a polícia." Rodrigues cobra apoio dos moradores do bairro nobre, "que têm mais influência", para pressionar os governos a acelerar a urbanização da favela.

AMIGO DE MARINA
A Casa de Chico Mendes, imóvel no Acre onde o seringueiro morou e que hoje guarda documentos e objetos dele, será reformada pelo governo federal. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) abriu licitação de R$ 40 mil para contratar o projeto arquitetônico da restauração.

INDEPENDENTE
Selton Mello diz que casamento "não é algo que o instiga muito", mas que quer ter filhos: "Não necessariamente casando. Pode ser com uma amiga", afirma o ator à revista "Contigo!" que começa a circular nesta quarta. Em cartaz nos cinemas com o filme "Trash", ele evita planejar uma data para se tornar pai: "Não tenho pressa".

-

A GUERRA DAS BONECAS NA CAMPANHA ELEITORAL

No Dia das Crianças, a disputa entre Aécio Neves e Dilma Rousseff ganhou bonecas como cabos eleitorais.

-

De um lado está a Petralinha, criada por eleitores tucanos. Ela "vem com bonequinho do Sarney, do Maluf e do Collor", "sabe cantar o hino de Cuba" e "acredita no comunismo". Do outro está a Reacinha, criada por seguidores da petista. Ela é "a boneca que fala merda!", porque "ser escroto é uma gracinha".

-

As imagens foram distribuídas na Semana da Criança por eleitores dos candidatos nas redes sociais.

-

Com o comando "aperta na coxinha", a Reacinha diz: "Nordestino não deveria votar", "Cadê o mês da consciência branca?" e "Direitos humanos, só para humanos direitos". A Petralinha também tem os seus slogans: "Coitadinho do bandido, não teve chance na vida", "Mensalão não existiu!! E o do PSDB?" e "Isso é coisa dazelite, da mídia golpista e da zelite branca".

-

CORES DE FRIDA

José Rubens Chachá e Leona Cavalli estrearam no sábado a peça "Frida y Diego", em que interpretam o casal de pintores mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera. Os atores Cláudio Fontana e Ana Lúcia Torre estiveram na plateia do espetáculo, realizado no Teatro Raul Cortez, na Bela Vista. O diretor José Possi Neto e a jornalista Silvia Poppovic também passaram por lá.

TOCA ESSA SANFONA

Mestrinho fez show de seu primeiro disco, "Opinião", no Sesc Pompeia, na sexta (10). O cantor e sanfoneiro colocou para dançar espectadores como a atriz Renata Maciel e o bancário Toni Jairo. A cantora Tulipa Ruiz também estava na plateia.

-

CURTO-CIRCUITO

O desenhista Carcarah abre mostra hoje, às 19h, no Cemitério de Automóveis, na rua Frei Caneca.

Tavynho Bonfá se apresenta hoje na estreia do projeto Jazz Bossa, no Grazie a Dio!. A partir das 20h, na Vila Madalena.

A Urban Arts da Oscar Freire inaugura hoje a exposição coletiva "Topgramers", às 19h.

Bob Eugenio, da Eugenio Marketing Imobiliário, fala hoje no Imob Luxe, no shopping JK Iguatemi.

O Prêmio Claudia será entregue hoje à noite no Auditório Ibirapuera. Marília Gabriela é a personalidade homenageada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página