Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pianista apresenta Strauss com a Osesp

Sob a regência do costa-riquenho Giancarlo Guerrero, orquestra terá como solista o brasileiro Arnaldo Cohen

Na próxima quarta, o músico faz recital com repertório com o qual ganhou prêmio italiano 40 anos atrás

JOÃO BATISTA NATALI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O pianista brasileiro Arnaldo Cohen, 64, será nesta semana o solista da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), em "Burleske", de Richard Strauss (1864-1949), com a regência de Giancarlo Guerrero. Um ensaio aberto será realizado hoje às 10h na Sala São Paulo.

Cohen fará na próxima quarta, também na sala, um recital com o mesmo repertório com o qual, há 40 anos, obteve o primeiro lugar no concurso internacional Ferruccio Busoni, na Itália.

Serão apresentadas peças de Bach, Brahms, Ravel, Chopin e Serguei Prokofiev.

O prêmio de 1972 deslanchou a carreira do músico, formado no Rio sob a orientação de Jacques Klein. Em 1984, ele se fixou em Londres, onde lecionou na Royal Academy of Music. Mudou-se em 2004 para os Estados Unidos, onde assumiu uma cátedra na Universidade de Indiana.

Suas gravações têm se centrado sobretudo em Brahms e Liszt. Deste compositor, gravou com a Osesp, em CD lançado em 2007, a "Totentanz" e os dois primeiros concertos para piano e orquestra. Uma de suas referências é o "Concerto em Formas Brasileiras", de Hekel Tavares, gravado pela Petrobras Sinfônica.

A "Burleske" que ele interpreta foi escrita por Strauss aos 21 anos. É uma peça dificílima, de apenas 17 minutos, "um tributo quase paródico aos concertos para piano de Liszt e Brahms", segundo o professor da USP Jorge de Almeida. Em vez de dialogar com as madeiras ou com as cordas, o piano dialoga com a percussão. Cohen a tocou pela última vez como solista da Sinfônica de Indianápolis.

O maestro Guerrero regerá a orquestra pela segunda vez neste ano. Nascido na Costa Rica e radicado nos Estados Unidos, é o titular da Sinfônica de Nashville.

A Osesp fará ainda nesta semana a "Passacaglia", de Anton Webern (1883-1945), o adágio da inacabada "Sinfonia nº 10", de Gustav Mahler (1860-1911). e, de Strauss, a suíte orquestral de "O Cavaleiro da Rosa".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página