Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Depois das drogas, Bozos viraram pastores

Ex-palhaço que enfrentou problemas com cocaína nos bastidores do programa hoje dirige dupla Patati e Patatá

Wanderley Tribeck, o primeiro Bozo da TV brasileira, casou com garota que participou da plateia do programa

DA COLUNISTA DA FOLHA

Quando trouxe o Bozo para a TV, nos anos de 1980, Silvio Santos pensou em ser ele mesmo um dos intérprete do palhaço. A vontade passou rápido e o dono do SBT correu atrás de um Bozo prontinho, já treinado pelo americano Larry Harmon (que tornou o personagem um sucesso mundial).

O escolhido foi o ator Wanderley Tribeck, conhecido como Wandeco Pipoca.

"Estava há um ano sendo treinado pelo Larry, fazendo shows no país, quando o Silvio levou o Bozo para a televisão. Ajudei a criar o Bozo como as pessoas o conhecem", conta Wanderley, 62.

"Saí em 1985 porque não concordava com os games que colocaram no programa. Criança tem de ser pura, não tem de jogar", diz ele. "Aí, inventaram que eu não gostava de criança, que eu falava palavrão no programa. Mentira. Eu amo as crianças, só queria o melhor para elas."

Wanderley diz que, longe da TV, vieram os problemas financeiros, a depressão e o alcoolismo.

"Fui o maior salário do SBT, ganhava mais do que a Hebe", conta. "Fora da TV, minha vida começou a cair. Minha mulher e meus filhos me deixaram, fiquei violento, comecei a beber, andava com um revólver. Quase perdi tudo", continua. "Quem me salvou foi Jesus. Me converti evangélico em 2000 e há cinco meses sou pastor."

Wanderley -que hoje é empresário no Sul do país- tem mágoa de nunca mais ter sido chamado para a TV e sente saudade dos colegas.

"O Luís Ricardo virou Bozo por minha causa. Eu era medroso, não quis fazer uma cena em um balão e o Luís foi meu dublê", conta ele. "Se saiu tão bem que acabou virando Bozo também."

Dos tempos de sucesso, Wanderley guarda histórias divertidas e uma fã especial: sua mulher, que conheceu na plateia do programa.

"Eu tinha 29 anos e ela 14. Nos apaixonamos e casamos um ano depois. Nos separamos, mas voltamos. Estamos juntos há mais de 30 anos", conta o Bozo que se casou com uma "amiguinha".

FUNDO DO POÇO

A história de Wanderley tem muito em comum com a de outro intérprete do Bozo, Arlindo Barreto, 59. Ele viveu o palhaço por dois anos e é o famoso Bozo que, ao atender uma criança pelo telefone ao vivo, em rede nacional, ouviu um "vai tomar no c...". No YouTube, a cena virou febre.

Arlindo também teve problemas com álcool e drogas. Não gosta de falar sobre o assunto, mas confirma que foi dependente de cocaína e que isso atrapalhou sua vida profissional.

Diz ter só se livrado do vício quando se converteu evangélico. Foi aí que criou o Mr. Clown, palhaço com a pinta de Bozo que pregava o evangelho.

É pastor há mais de 15 anos, ministra cursos de comunicação nos EUA, e acabou voltando para o SBT em 2011, justamente para dirigir outros palhaços, a dupla Patati e Patatá. Sabe-se que ele está envolvido com a volta do Bozo ao canal. "Mais do que maquiagem e roupas coloridas, é preciso uma boa dose de sensibilidade para encantar crianças", diz Arlindo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página