Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Adaptação de livros para cinema é tema de série do Canal Brasil

"Onde Tudo Começa" tem entrevistas com escritores e cineastas

DE SÃO PAULO

Literatura e cinema muitas vezes caminham de mãos dadas -filmes como "O Estranho no Ninho" e "O Iluminado", para ficar em alguns exemplos, tiveram seus roteiros adaptados de romances.

Essa relação entre as duas artes é que dá o norte à série "Onde Tudo Começa", que estreia hoje no Canal Brasil. Apresentada pela jornalista Simone Zuccolotto, a atração trata do processo de adaptação de textos para as telas.

No primeiro de cinco episódios, conversam Milton Hatoum, Marcelo Gomes e Luiz Fernando Carvalho. Gomes vai levar às telas "Relato de um Certo Oriente", de Hatoum, enquanto Carvalho transforma o livro "Dois Irmãos" -também do escritor- em minissérie.

No mesmo capítulo, Carvalho conta como, na ausência de um roteiro, usou o livro "Lavoura Arcaica", de Raduan Nassar, nas filmagens de longa de mesmo nome, lançado em 2001.

A série traz ainda com entrevistas dos escritores Marçal Aquino e Lourenço Mutarelli. Representando os cineastas, falam Fernando Meirelles, Hector Babenco e Jorge Furtado, entre outros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página