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Crítica Documentário

Filme sobre Contestado recorre a médiuns para relatar conflito no Sul

Documentário de Sylvio Back sobre revolta de 1912 utiliza recurso interessante, mas obtém resultado apenas banal

RICARDO CALIL CRÍTICO DA FOLHA

O Contestado (1912-16) foi maior, mais longo e mais sangrento que Canudos, mas o conflito sulista costuma ser menos evocado que o baiano.

As razões ficam claras em "O Contestado - Restos Mortais", que aborda o confronto entre caboclos liderados por messiânicos e representantes do governo, numa região disputada entre Paraná e Santa Catarina e cobiçada por latifundiários e multinacionais.

O documentário de Sylvio Back -que já havia tratado do tema na ficção "Guerra dos Pelados"- evidencia que o Contestado não foi apenas maior que Canudos, mas também muito mais difícil de ser destrinchado.

Enquanto na Bahia houve epicentro e protagonista (Antônio Conselheiro), no Sul o conflito teve dezenas de líderes, nos dois lados, e se espalhou por diversas cidades.

Para dar conta dos muitos aspectos do Contestado,

Back fez uma primeira versão de 155 minutos, apresentada no festival É Tudo Verdade. Agora, o filme chega ao circuito comercial com uma nova edição de 118 minutos.

"O Contestado" apoia-se em dois procedimentos para abordar seu tema. Um é convencional: entrevistas com historiadores, jornalistas e descendentes de participantes do conflito, acompanhados de mapas, ilustrações, animações e imagens de arquivo.

A partir desse material, é possível montar um panorama abrangente, embora a quantidade de detalhes inerente ao tema e a rapidez com que se muda de assunto muitas vezes levem ao cansaço e à dispersão -algo que poderia ser atenuado com um recorte mais específico.

O outro procedimento adotado por Back -e que foi o alvo das críticas do filme até aqui- é heterodoxo: entrevistar 30 médiuns em transe que estariam reencarnando participantes do Contestado.

A essa altura das discussões sobre a diluição das fronteiras entre o documentário e a ficção, é curioso notar como esse dispositivo ainda pode causar polêmica.

Não há nada de "errado" no recurso em si: se o espectador crê, ele verá uma encarnação; se não crê, verá uma representação, um docudrama -que faz mais sentido quando se leva em conta que alguns dos líderes do Contestado eram supostamente médiuns.

Mas, se o dispositivo é interessante, o resultado é banal: um chororô interminável intercalado por uns "mizifios" com sotaque sulista. O filme não deve ser julgado por armar um teatro de espíritos, apenas por oferecer mau teatro.

O CONTESTADO - RESTOS MORTAIS

DIREÇÃO Sylvio Back

PRODUÇÃO Brasil, 2012

ONDE Espaço Itaú de Cinema Augusta e Frei Caneca

CLASSIFICAÇÃO livre

AVALIAÇÃO regular


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