Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Livro trata das cervejas feitas na Alemanha

Rep. Tcheca e Escandinávia também estão no livro que vai às bancas dia 9

Países estão entre os maiores produtores e consumidores mundiais da bebida, que é fator de identidade nacional

DE SÃO PAULO

A cultura cervejeira de três dos mais tradicionais produtores europeus é apresentada no volume três da Coleção Folha O Mundo da Cerveja.

O livro, que chega às bancas no próximo domingo, dia 9 de dezembro, dá destaque à Alemanha, à República Tcheca e à Escandinávia. As três regiões são importantes para a produção cervejeira por razões diferentes.

A Alemanha é o quinto maior produtor mundial e o maior da Europa Ocidental. Em 2011, os 95.545 hectolitros fabricados no país foram engarrafados sob cerca de 7.500 rótulos diferentes.

Tanta variedade dificulta a classificação. Por isso, o volume apresenta um guia, de A a Z, dos diferentes estilos de cervejas alemãs.

Apesar do grande número de marcas e estilos, predominam no país, tal como no Brasil, as cervejas do tipo lager, de baixa fermentação, descritas no volume de abertura da Coleção.

Dentre todas as lagers alemãs, as mais vendidas são as pilsen, fabricadas à moda criada na cidade homônima da República Tcheca.

O país da Europa Central, aliás, também tem suas cervejas esmiuçadas no livro.

Campeã mundial em consumo per capita (em 2011, foram 143 litros por ano por cada morador do país), a pequena república tem uma longa tradição cervejeira, que é apresentada na obra.

Fecham o volume as cervejas da Dinamarca, Suécia e Noruega. Ainda que sejam países menos populosos e de produção e consumo menores, a bebida representa uma tradição da cultura escandinava bastante enraizada.

Além de apresentar as peculiaridades locais, o capítulo final do volume três explica a relação entre a cerveja e antigos rituais dos povos nórdicos, desde celebrações até funerais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página