Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Frevo é considerado patrimônio mundial imaterial da Unesco

Reconhecimento internacional ocorreu em cerimônia ontem, em Paris, com presença da ministra da Cultura

Na capital francesa, Marta Suplicy anunciou intercâmbio entre Escola do Louvre e entidade brasileira

ANA CAROLINA DANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PARIS

O frevo, uma das mais ricas expressões culturais do Brasil, acaba de ser incluído na lista do patrimônio imaterial mundial da Unesco.

A decisão, anunciada ontem durante sessão do Comitê Intergovernamental do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, foi recebida com euforia pela delegação brasileira em Paris. Passistas pernambucanos, carregando os tradicionais guarda-chuvas coloridos, dançaram em pleno auditório.

A ministra brasileira da Cultura, Marta Suplicy, que está na capital francesa, disse que a inclusão do frevo à lista da Unesco é de grande importância. "Para nós, o frevo junta várias áreas : dança, capoeira, música, artesanato. O reconhecimento em nível internacional ajuda a manter essa riqueza, que é nossa, por muitos séculos."

O reconhecimento de uma prática como patrimônio imaterial não determina aporte financeiro, mas serve, segundo a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, como meio de promoção e visibilidade. "Abre possibilidades para medidas de salvaguarda."

A noção de patrimônio imaterial inclui práticas e expressões que contribuem para a identidade de uma comunidade. O frevo, originário de Pernambuco, foi o terceiro elemento brasileiro reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Em 2003, a Unesco havia incluído à lista a pintura corporal dos índios Wajãpi, do Amapá, e, em 2005, o samba de roda do recôncavo baiano.

MARTA SUPLICY

Em encontro com a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, ontem em Paris, a ministra brasileira anunciou o repasse de US$ 220 mil para financiar de um estudo preliminar de proteção e promoção de museus e coleções.

Um acordo firmado com a ministra francesa da Cultura, Aurélie Filippetti, ontem, criará intercâmbio de profissionais da área museológica entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Escola do Louvre, a partir de 2013.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página