Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Criador de Níquel Náusea retoma personagem mago

Fernando Gonsales lança hoje o livro "Vostradeis: O Mago, O Mito, O Picareta"

THALES DE MENEZES EDITOR-ASSISTENTE DA ‘ILUSTRADA’

Quem está acostumado a acompanhar diariamente as tiras do rato azul Níquel Náusea na "Ilustrada" pode conhecer agora outro lado do criador de HQs Fernando Gonsales. Sai o rato, entra o alquimista Vostradeis.

O personagem apareceu em várias histórias publicadas nos anos 1980 e 1990, quando Gonsales chegou a ter revista própria nas bancas. "É o material daquela época que está no álbum, mais uma história que estava inédita até agora", conta.

Desenhando tiras diárias há mais de duas décadas, ele explica que as aventuras de Vostradeis seguem um estilo totalmente diferente. "Na tira você tem que fazer virar a piada de um quadrinho para o outro, é um ritmo. Com o Vostradeis, são cinco, às vezes sete páginas para desenvolver o enredo. Muda tudo."

Gonsales acha que o alquimista não serve para as tiras. "Para falar a verdade, só fiz uma tira com ele, mas senti que não dava certo."

O nome do álbum é muito explicativo: "Vostradeis: o Mago, o Mito, o Picareta". O personagem perambula por aldeias da Idade Média ganhando trocados com suas poções, que quase nunca dão certo, e arrumando encrencas.

Gonsales incluiu notas informativas sobre os temas dos enredos. "Mas os quadrinhos mesmo não têm lá muito rigor histórico."

Se ele diz a verdade, contrasta com o rigor científico com o qual ele extrai humor do mundo animal nas tiras de Níquel Náusea. Mesmo nas histórias de Vostradeis aparecem aqui e ali referências zoológicas, reflexo da formação do desenhista em veterinária.

Gonsales não tem mais nada pronto usando Vostradeis. "Às vezes tenho vontade de retomar as histórias longas, mas o que faço em tirinhas toma todo o meu tempo."

Ele tem lançado a cada ano um novo livro reunindo as tiras diárias. Mas começou a fazer isso quando já tinha publicado mais de 2.000 delas. Esse material mais antigo ainda está para ser resgatado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página