Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha traz cervejas da Irlanda e do Reino Unido

Volume quatro, que chega às bancas no dia 16, destaca tradição dos pubs e da cerveja ale

DE SÃO PAULO

A Coleção Folha O Mundo da Cerveja visita as ilhas britânicas no próximo domingo.

O arquipélago, localizado ao largo da costa noroeste da Europa, é composto por Reino Unido e Irlanda. Os dois países dividem a paixão pela cerveja e ocupam lugares de destaque no ranking mundial de consumo per capita.

Para fazer frente à sede dos seus 63 milhões de habitantes, o Reino Unido é o segundo maior produtor da Europa Ocidental. É superado apenas pela Alemanha, que tem uma população de cerca de 82 milhões de habitantes.

Atualmente, os britânicos, tal como o resto do mundo, preferem as cervejas do tipo lager, de baixa fermentação.

Mas isso nem sempre foi assim. Até a década de 1970, as ales dominavam o mercado local. Com a globalização, também essa região do mundo rendeu-se à pressão mercadológica das lagers.

O quarto volume da coleção apresenta uma particularidade britânica: cerca de 70% da cerveja é consumida em pubs, e não em casa.

Também merece destaque o fato de que, nesses tradicionais pontos de socialização, as cervejas mais vendidas não são engarrafadas, mas extraídas de barris logo antes de serem servidas em pints (copos de pouco mais de meio litro de conteúdo).

O livro também aborda a tradição cervejeira da Irlanda. E não se pode falar do país sem se mencionar as porters, cervejas pretas e espessas que vêm reconquistando popularidade no século 21, com a revalorização das tradições irlandesas, hoje espalhadas pelo mundo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página