Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Casa desenhada pelo arquiteto nos EUA quase foi demolida

FERNANDA EZABELLA DE LOS ANGELES

Não havia mais jardins, nem móveis ou água na piscina. Estava tudo pronto para a demolição. Seria o fim da única casa nos EUA desenhada por Oscar Niemeyer, uma encomenda feita para um diretor de cinema em 1964.

Mas, em 2002, antes dos tratores chegarem, um casal americano fã do arquiteto brasileiro veio para salvá-la.

Dez anos depois, Michael e Gabrielle Boyd ainda moram na residência de 400 m² na cidade costeira de Santa Mônica (Califórnia), que serve de abrigo para uma das mais incríveis coleções particulares de mobiliário moderno, tema de uma exposição em San Francisco e capa do livro "Iconic Interior" (ed. Thames & Hudson), lançado no mês passado.

No começo, o casal não acreditou que havia nos EUA uma casa de Niemeyer, já que não constava nas listas oficiais de suas obras.

"Fui arrogante até. 'Imagina, Niemeyer fez uma casa nos EUA e eu não sei!'", lembra Michael Boyd com uma risada, sentado na espaçosa sala com lareira, numa cadeira de couro Jean Prouvé.

Conhecida como "Strick House", a residência foi feita para Joseph Strick (1923-2010), após ele se apaixonar pelo trabalho do brasileiro numa viagem ao Brasil. Niemeyer, sem visto para entrar no país por ser comunista, fez o projeto via correspondência. A execução e assinatura ficaram por conta de um arquiteto local.

Até 2002, quem morou na casa foi a ex-mulher de Strick, a autora Anne. Segundo Boyd, a decoração era bastante duvidosa, com carpete roxo e teto dourado. "Foram necessárias várias camadas de tinta para tirar o dourado", conta Michael, 52.

A única grande mudança feita pelo casal foi transformar a garagem numa biblioteca e expandir o espaço para um depósito de móveis. Os carros ficam ao relento, na entrada repleta de palmeiras.

"Como não existia paisagismo algum, acrescentamos plantas e materiais que eram mais ao estilo de Burle Marx."

Além de colecionador de mobília, Boyd é especialista em restauração de casas modernas e já trabalhou em residências dos arquitetos Richard Neutra e John Lautner.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página