Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vanessa vê TV

VANESSA BARBARA - vanessa.barbara@uol.com.br

Clichês natalinos

"PAPAI NOEL existe mesmo e mora lá", garante uma propaganda imemorial de shopping center que todo fim de ano volta para nos assombrar.

Tempo de festas é, afinal, época de suprimir o bom senso e despejar todo tipo de sentimentalismo no espectador, que, paralisado por um espírito de congraçamento universal, sente que é impossível reagir.

Então ligamos a tevê e temos de encarar celebridades de branco com um sorriso angelical e taça de champanhe na mão, entoando: "Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser", vinheta no ar desde 1971. Atores e jornalistas se abraçam, fazendo coraçãozinho com as mãos e acenando para as câmeras.

Muitos programas de auditório promovem especiais de Natal, que consistem basicamente em apresentadores vestindo gorrinhos e uma quantidade maior de frases edificantes.

Anteontem o "TV Xuxa" trouxe mensagens de amor e esperança do padre Marcelo, e depois, no telão, famosos dedicaram suas saudações de Natal ao som do grupo Roupa Nova.

O "Caldeirão do Huck" foi distribuir presentes no bairro Jardim Papai Noel, em São Paulo, numa "divertida e emocionante história". Já o "Aventuras do Didi" contou a lenda de um camponês humilde contagiado pelo espírito das festas.

As expressões mais repetidas são: "é tempo de celebrar" e "acredite na magia do Natal". Há uma avalanche de histórias de superação, solidariedade, famílias reconciliadas, amigo-secreto dos famosos, milagres de Natal, sinos bimbalhando, crianças pobres sorrindo, coros de meninos vestidos de anjos e gente que deixou para comprar os presentes na última hora.

Alguma modelo-e-atriz dá uma entrevista sobre o verdadeiro significado da data.

Na tarde do dia 25, o filme mais exibido é "Esqueceram de Mim", mas lembro de uma sequência de anos com o "Príncipe do Egito" na telinha. À noite, o especial do Roberto Carlos se repetindo há 38 anos na Rede Globo com as músicas de sempre e os convidados da vez.

Para fugir do lugar-comum, a Warner irá veicular uma maratona do seriado "The Big Bang Theory", enquanto a Universal optou por "Grimm".

Já o Discovery Home & Health foi além: na virada do dia 24 para o dia 25, exibirá um episódio da série "Complexado" especial sobre pés. "Neste programa: hérnia, problemas com piercing, gengivite, furúnculo, dermatite, linfedema, calos, hidrocele, psoríase das unhas e acne."

... E um próspero Ano-Novo para vocês.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página