Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em 2012, Cultura toma 5º lugar da RedeTV!

Segundo Ibope da Grande SP, concorrentes estão tecnicamente empatadas, com ligeira vantagem para canal público

Crise na RedeTV! se agravou com a saída do programa "Pânico"; procurada, emissora não quis se manifestar

ALBERTO PEREIRA JR. DE SÃO PAULO

A gangorra da audiência na TV aberta não oscilou apenas entre Record e SBT, na disputa pelo segundo lugar. Na base da pirâmide da disputa por telespectadores, o ano de 2012 terminará com uma surpresa.

Segundo dados do Ibope da Grande São Paulo até 20 de dezembro, a TV Cultura teve neste ano mais audiência do que a RedeTV!, tomando para si a quinta posição entre os canais abertos.

A emissora pública paulista fechará o ano com média de 1 ponto, contra 0,9 da concorrente, na média das 7h à 0h. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.

Embora a diferença seja de um décimo -o que é considerado empate técnico-, a queda da RedeTV! tem impacto no mercado publicitário, que se baseia nos índices do Ibope para distribuir os anúncios de seus clientes.

A virada da TV Cultura se deu em abril. Foi neste mês que o "Pânico" estreou na Band. Durante anos, o humorístico foi a maior audiência e faturamento da RedeTV!.

A saída da atração da emissora de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho seguiu um roteiro capitaneado pelo atrasos salariais da equipe.

Durante o final de 2011 e parte deste ano, o canal não quitou em dia os rendimentos de seus colaboradores.

Sem o "Pânico", a RedeTV! tentou uma reação.

Em março, promoveu um corte de 30% em sua folha de pagamento e anunciou a contratação de Rafinha Bastos para comandar o"Saturday Night Live Brasil".

O programa estreou e não fez o sucesso esperado. A produção mudou de dia e horário, teve seu formato descaracterizado e, atualmente, é exibida, mas sem Rafinha Bastos, que deixou a rede antes do fim de seu contrato.

Em meio à crise da concorrência, a TV Cultura investiu em novas atrações infantis, como o "Quintal da Cultura" e a "TV Cocoricó", e reforçou a faixa noturna com a série "Doctor Who".

Para 2013, a Cultura, que cresceu 11% em ibope neste ano, prepara um programa, ao vivo, para o fim da tarde.

"A atração será voltada para toda a família", diz Eduardo Brandini, vice-presidente de conteúdo da TV Cultura.

"Os números mostram que os domicílios que assistem a TV estão em queda. É difícil crescer num mercado que está caindo, por isso não podemos errar."

Procurada pela Folha para comentar a queda de sua audiência, a RedeTV! não se manifestou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página