Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Frank Ocean é o destaque das listas dos CDs de 2012

"Channel Orange" domina ranking de eleições de "dez mais" de sites

Segundo lugar ficou para outro americano de hip hop Kendrick Lamar; Springsteen é único dos medalhões

THALES DE MENEZES EDITOR-ASSISTENTE DA “ILUSTRADA”

As listas de melhores discos do ano de dez dos mais significativos sites de música do planeta mostram o domínio de duas estrelas emergentes: Frank Ocean e Kendrick Lamar, ambos de 25 anos.

Na virada de cada ano, as listas de melhores da temporada são inevitáveis. No caso dos CDs mais marcantes, a expectativa foi ainda maior.

Explicando: apesar dos números ainda não fechados, 2012 mostra certa recuperação da indústria fonográfica -há previsão de até 8% de crescimento de vendas de CDs no mundo.

As listas servem para mostrar o que de mais interessante surge nessa retomada. E o resultado parece ser um fortalecimento da música negra.

A Folha selecionou as listas de dez melhores CDs de 2012 dos sites escolhidos e aplicou uma pontuação para cada uma: dez pontos para o primeiro colocado, nove para o segundo, oito para o terceiro e assim por diante, até um ponto para o décimo.

Ocean bateu Lamar numa apertada disputa particular de hip hop alternativo. São discos poderosos, mas de artistas bem diferentes.

Aquele afirmou ter relações homossexuais, causando polêmica nas redes socias. A surpresa foi maior por ele ser também integrante do coletivo rapper OFWGKTA, famoso por letras homofóbicas.

Lamar passou o ano longe de debates e quase trancado nos estúdios -gravou participações em mais de uma dúzia de discos de gente graúda, como Dr. Dre, Drake, Busta Rhymes e Lil Wayne.

Depois deles vem Fiona Apple, com novo disco após sete anos, vários nomes incipientes do rock alternativo e o veterano Bruce Springsteen. O álbum dele apareceu em uma única lista: foi o melhor de 2012 para a muito americana revista "Rolling Stone".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página