Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

MIS exibe videoclipes experimentais feitos para banda Sigur Rós

Projeto reúne trabalhos de 16 diretores para 'Valtari', álbum que o grupo lançou em 2012

IURI DE CASTRO TÔRRES DE SÃO PAULO

O ator Shia LaBeouf ficou nu. Uma loira saltitou pelas ruas de Nova York. Pessoas choraram em preto e branco.

"The Valtari Mystery Film Experiment" reúne esses e mais 13 filmes feitos para a banda de música experimental islandesa Sigur Rós.

O MIS (Museu da Imagem e do Som) exibe os filmetes pela primeira vez no país hoje, às 19h, dentro do Music Video Festival, dedicado a clipes.

Como forma de divulgar "Valtari", álbum lançado em 2012 após quatro anos sem um disco de inéditas, o grupo convidou diretores para dar uma livre interpretação a suas novas canções. Orçamento disponível para cada vídeo: US$ 10 mil (R$ 20 mil).

A dupla Arni & Kinski, por exemplo, filmou várias pessoas escutando "Rembihnútur", numa espécie de meditação ao som etéreo do grupo.

"Escolhemos a música mais pop do disco", diz Stefan Arni. "Quisemos explorar um método simples, que combina bem com o tipo de som que o Sigur Rós faz."

"A banda nos deu liberdade total, e os filmes acabaram se casando numa linguagem totalmente inédita. Não é um vídeo tradicional", diz Siggi Kinski, a outra parte da dupla.

O "experimento" tem nomes conhecidos do grande público, como John Cameron Mitchell ("Shortbus") e Floria Sigismondi, diretora de "The Runaways - Garotas do Rock".

No entanto, foi o vídeo de uma diretora quase desconhecida que chamou mais a atenção -a israelense Alma Har'el convenceu Shia LaBeouf, galã da série "Transformers", a ficar totalmente pelado para o vídeo de "Fjögur Píanó", sobre um relacionamento violento.

O projeto também tem vídeos feitos por fãs da banda, escolhidos em votação on-line.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página