Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dramaturgo leva clima de cinema a trama sobre amor e ciúmes

"Ensaio", do premiado Leonardo Moreira, estreia amanhã em SP

DE SÃO PAULO

Aos 16 anos, o dramaturgo e diretor Leonardo Moreira conseguiu seu primeiro emprego em uma locadora de vídeos. Ganhou, além de salários, a oportunidade de assistir a até seis filmes por dia. Apaixonou-se especialmente por Alfred Hitchcock (1899-1980).

Essa imersão precoce na sétima arte desdobrou-se em uma carreira afeita a recriar, no teatro, algumas peculiaridades de obras registradas por câmeras.

É algo que já aconteceu em outras peças escritas por Moreira, como "Escuro" e "Ficção", mas que se faz ainda mais evidente agora, em seu espetáculo "Ensaio", que estreia amanhã no Teatro GEO, em São Paulo.

Vencedor de dois prêmios Shell, Moreira assina a dramaturgia e a direção do espetáculo, que é inteiramente construído por meio de uma colagem de cenas de filmes.
É possível reconhecer trechos de "Blow-Up" (1966), de Michelangelo Antonioni, e de "Um Corpo que Cai" (1958), de Hitchcock, na composição de um enredo que, no fim das contas, resulta totalmente original.

TRIÂNGULO AMOROSO

Na peça, a mulher de um roteirista (Maria Helena Chira e Rafael Primot) se suicida, e ele contrata uma atriz para imitá-la em cenas de amor e ciúmes.

Um terceiro personagem (Fabricio Licursi) entra para a história, estabelecendo um novo conflito: forma-se um triângulo amoroso.

Sobre a colagem, Moreira diz: "Acho que 90% da peça vem de cenas de filmes. Muito pouca coisa eu de fato escrevi".

A recriação dos planos de filmes não se consolida apenas por meio da reprodução das cenas no palco.

No espetáculo, Moreira tenta reproduzir também a sensação de perceber uma câmera em movimento. Esse efeito se estabelece principalmente por meio de um cenário móvel, com estrutura giratória. (GUSTAVO FIORATTI)

ENSAIO
QUANDO sex. e sáb., às 21h, e dom., às 18h; até 3/3
ONDE Teatro GEO (r. Coropés, 88, tel. 0/xx/11/4003-9949)
QUANTO R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página