Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Crítica Ação
Filme violento celebra idolatria americana por carros e armas
ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ COLABORAÇÃO PARA A FOLHAEnquanto governou a Califórnia, entre 2003 e 2011, Arnold Schwarzenegger ficou afastado do cinema e só fez uma ponta em "Os Mercenários". "O Último Desafio" é a volta aos papéis principais.
É um filme de ação baseado nos dois ingredientes mais característicos da identidade cultural norte-americana: as paixões por automóveis e por armas de fogo, que aqui chegam às raias da idolatria.
Ray Owens (Schwarzenegger) é um policial que deixou a trepidante Los Angeles para esperar a aposentadoria como xerife da pacata Sommerton, cidadezinha localizada na fronteira com o México.
A tranquilidade acaba quando Gabriel Cortez (Eduardo Noriega), um poderoso traficante de drogas mexicano condenado à morte, escapa da prisão e pretende cruzar a fronteira justamente lá.
A bordo de um Corvette especial, Cortez dirige como um louco, levando uma refém. Um batalhão de membros de sua gangue vai tirando a polícia do caminho e ele avança sem muitos problemas.
Quando tudo parece perdido, Owens entra em ação. Ele reúne quatro ou cinco pitorescos personagens da cidade e prepara uma emboscada para o gângster. Um dos voluntários é Lewis Dinkum (Johnny Knoxville), um biruta que coleciona armas antigas e tem farta munição em casa, o que será decisivo para o sucesso da operação.
Dinkum é caricato, mas ilustra à perfeição a obsessão dos norte-americanos por pistolas e metralhadoras. Outro membro desse exército de Brancaleone é Frank Martinez (Rodrigo Santoro), que sai de uma cela da delegacia para combater o traficante.
Schwarzenegger retomou o trabalho com a eficácia de sempre, falando pouco e distribuindo tiros e sopapos. A novidade é que agora ele assume que ficou velho, tema responsável pelos raros momentos de humor.
A celebração da violência que atravessa o filme de ponta a ponta culmina com uma implícita apologia da pena de morte: Cortez era um canalha e merecia a execução, como demonstra o sangue que espalha durante a longa fuga.