Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Edição nacional de biografia exclui história central do filme

RAQUEL COZER COLUNISTA DA FOLHA

A capa da biografia "Lincoln", de Doris Kearns Goodwin, que a Record lança na sexta, segue o padrão "livro do filme". Nela aparece não o ex-presidente dos EUA, e sim o ator Daniel Day-Lewis, tal qual no cartaz do longa. Abaixo, o aviso: "Livro que baseou o filme de Steven Spielberg".

Mas o leitor não encontrará na edição quase nada do que é retratado na tela.

Após adquirir os direitos de "Team of Rivals", da historiadora americana, que saiu nos EUA em 2005 com 944 páginas, a Record optou por uma versão resumida de 320 páginas, traduzidas por Waldéa Barcellos. A versão foi feita pela autora, diz a editora.

Nela, estão retratados a disputa de Lincoln para se tornar o candidato republicano à presidência dos EUA, a maneira engenhosa como depois organiza antigos rivais em seu gabinete, e, em detalhes, seu esforço para encerrar a Guerra Civil Americana.

Acontece que Spielberg também optou por um recorte. Justamente um localizado nos dois terços excluídos da edição nacional: a luta de Lincoln para aprovar a 13ª Emenda, que acabaria com a escravidão nos EUA.

A Record, alertada pela Folha de que sua edição não inclui a trama central do filme, informa ter avaliado que "o leitor brasileiro não teria interesse em uma biografia tão extensa sobre um ex-presidente de outro país" e que, de todo modo, "o livro ajuda a contextualizar a história".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página