Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Romance mistura humor, mistério e futebol

Em "Nove Contra o 9", Torero e Pimenta narram o assassinato de um centroavante

DE SÃO PAULO

Duplas excêntricas sempre povoaram a literatura policial -vide Sherlock Holmes e Watson, Hercule Poirot e Hastings, Nero Wolfe e Archie Goodwin, entre tantas outras.

Mas poucas são tão excêntricas quanto Zé Cabala e Gulliver, os protagonistas de "Nove Contra o 9".

Zé Cabala, alto e magro, é uma espécie de guru do futebol -adivinha resultado de partidas, benze atletas, recebe espíritos de craques. Gulliver, seu ajudante anão, leu quase a metade da apostila de um curso de detetive por correspondência.

Fugindo de clientes furiosos com seus serviços, os dois vão parar na minúscula Banânia justamente no dia em que o principal jogador de futebol da cidade é assassinado em pleno jogo.

Os intrépidos investigadores são criações de uma dupla de escritores que também tem lá suas excentricidades.

José Roberto Torero, 49, e Marcus Aurelius Pimenta, 51, são amigos e colegas de trabalho desde 1986. Na época recém-formados em jornalismo, se conheceram na Redação da revista "Química e Derivados", onde, entre um jogo de futebol de botão e outro, trabalhavam como revisores.

"Descobrimos ali que a gente tinha um humor parecido, os mesmos gostos -Machado de Assis, quadrinhos, música", relembra Torero.

O primeiro livro da dupla, "Terra Papagalli", é de 1997. Já escreveram tantos, entre adultos e infantis, que já nem sabem o número ao certo.

Os longos anos de parceria também tornaram difícil lembrar quem criou o quê em cada trabalho. "Não temos muitos impasses. A gente pensa muito parecido", diz Pimenta.

Para o novo livro, escolheram como tema uma paixão de ambos: o futebol. Zé Cabala e Gulliver surgiram na coluna sobre o esporte que Torero teve na Folha até o ano passado.

Transportados para o livro, eles tentam desvendar a morte de Beleza, o camisa 9 do Banânia Esporte Clube que cai duro após marcar um gol contra o arqui-inimigo Grêmio Recreativo Laranjal.

Não faltam suspeitos de cometer o crime, desde a viúva, o presidente do clube e um torcedor apaixonado. No desenrolar da investigação, o mundo do futebol ganha um retrato nada oficial.

"Nossos personagens são os arquétipos do meio. O reserva enciumado, o jogador gay. O Beleza mistura o perfil de vários atacantes. Não por acaso é tão cafajeste", conta Torero. (MARCO RODRIGO ALMEIDA)

NOVE CONTRA O 9
AUTORES José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta
EDITORA Objetiva
QUANTO R$ 29,90 (120 págs.)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página