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Max Barros inicia gravação integral de Camargo Guarnieri
Pianista apresenta 1º álbum duplo da obra completa do compositor, morto há 20 anos
Além dos bicentenários de nascimento de Verdi e Wagner, 2013 marca, no mundo da música, os 20 anos de falecimento de um dos principais compositores brasileiros do século 20, o paulista Camargo Guarnieri (1907-1993).
Celebrando a efeméride, o selo Naxos, de distribuição internacional, acaba de lançar o primeiro volume da gravação integral de suas obras para piano, por Max Barros.
Generoso, o disco duplo traz, entre outras composições, os 50 "Ponteios" do compositor nacionalista.
"A escrita pianística de Guarnieri apresenta muitos desafios, pois sua linguagem é bastante complexa", afirma Barros. "O uso constante de polifonia, por exemplo, requer uma independência completa das vozes. A estrutura rítmica de suas obras apresenta vários níveis que se justapõem de maneira bastante intrincada, e tudo isso precisa soar claro na execução das obras."
Nascido na Califórnia, criado no Brasil e radicado em Nova York desde 1984, ele gravou para a Naxos, entre 2003 e 2007, os seis concertos de Guarnieri para piano e orquestra, acompanhado pela Filarmônica de Varsóvia, sob a batuta de Thomas Conlin.
"No processo de preparar os concertos para gravação, desenvolvi uma afinidade natural pelo estilo e pela linguagem de Guarnieri, e senti que deveria gravar as obras para piano, como uma consequência natural do meu envolvimento com os concertos", conta o pianista.
INTEGRAL
A maioria das peças já teve registro separado, por diversos intérpretes, mas essa será a primeira gravação integral, por um só pianista. Boa parte do material está disponível em edições das editoras Ricordi Brasileira e Irmãos Vitale.
"Fiz um trabalho minucioso de correção das edições, baseando-me nos manuscritos e em outros tipos de documentos como testemunhos e gravações do próprio Guarnieri. Infelizmente, as correções do próprio Guarnieri para os 'Ponteios' foram perdidas", afirma.
A empreitada deve ocupar seis CDs e durar três anos. "Ao estudar as obras para gravação, uma das minhas preocupações fundamentais foi manter o caráter de brasilidade que permeia toda a obra de Guarnieri, mas ao mesmo tempo deixar clara a enorme evolução estilística que ocorreu durante sua longa carreira como compositor", diz.