Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

No musical "O Mágico de Oz", cão Totó tem três intérpretes

GUSTAVO FIORATTI DE SÃO PAULO

Na temporada do musical "O Mágico de Oz" no Rio de Janeiro, três atores absolutamente inexperientes roubaram a cena.

Seus nomes são Sage, 3, Sergus, 4, e Donatella, 3, e eles são cães da raça cairn terrier que se revezam no papel de Totó, o cachorrinho que a acompanha Dorothy em sua saga pelo reino de Oz.

Segundo a treinadora dos animais, In-Coelum Perdigão, só dois deles estarão na temporada paulistana da peça, que começa no próximo dia 22, no teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722; tel. 0/xx/11/5693-4000).

Donatella será acionada apenas em caso de erro ou desobediência de algum de seus colegas -o que já aconteceu.

Em uma apresentação, por exemplo, um dos cães deveria atravessar o palco, mas estancou antes de sair pela coxia. Nessas ocasiões, a atriz Malu Rodrigues está orientada a atuar com o animal no colo, para não interromper o andamento do espetáculo.

"Cachorros dessa raça desafiam muito a gente, são teimosos", descreve a adestradora. Os três cães foram emprestados por criadores da raça em questão, que é exatamente a mesma do cão que atuou no filme protagonizado por Judy Garland em 1939.

Eles têm camarim próprio. Costumam chegar uma hora antes do início da peça. E, em São Paulo, "repassarão o texto" só dois dias antes de a montagem voltar a entrar em cartaz, diz Perdigão.

Conhecida no ramo há mais de 20 anos, a treinadora fez vários trabalhos para a Globo, entre eles a abertura do infantil "TV Colosso", que contava com mais de 80 cães.

Mais recentemente, adestrou um rhodesian ridgeback para atuar com Luiz Fernando Guimarães no filme "Se Puder... Dirija", que tem lançamento previsto para abril.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página