Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bach é tema do terceiro volume da Coleção Folha

Livro-CD dedicado ao compositor chega às bancas no domingo, dia 24

Série com 20 títulos apresenta vida e obra de grandes compositores de música clássica
para o público infantil

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Vinte e um de março de 1685 foi um dia bom para a música clássica. Nascia na Alemanha Johann Sebastian Bach, e os irmãos Dó e Mi estavam lá para testemunhar.

Viagens no tempo e no espaço são corriqueiras na nova Coleção Folha Música Clássica para Crianças. No volume três, que chega às bancas no domingo, dia 24, os irmãos conhecem um pouco mais da vida do compositor.

Os personagens da coleção vão da infância de Bach, criado sem os pais, que morreram quando ele ainda era criança, até a igreja da cidade alemã de Leipzig, onde ele passou os últimos 27 anos de vida compondo música religiosa e regendo um coro infantil. Bach morreu em 1750.

Eles aprendem que o compositor teve 20 filhos, quatro dos quais também foram compositores, e que ficou cego aos 64 anos, um ano antes de morrer.

Isabel Zambujal e Maria Pedro são as autoras do volume, ilustrado por Adriá Fruitós.

O CD que acompanha o livro traz fragmentos de "Tocata e Fuga" -cuja abertura tocada no órgão é parte do imaginário infantil-, de "O Cravo Bem Temperado" e do "Concerto Brandeburguês".

Trechos de diversas suítes para orquestra e concertos para violinos também estão incluídos.

Com essa trilha sonora, as crianças são convidadas a construir um instrumento musical com garrafas velhas, a sonhar com os anjos, a batucar no corpo ao ritmo da canção, a brincar de pega-pega, a desenhar e a colorir. As faixas do disco são selecionadas especificamente para os passatempos.

Fechando a obra, uma série de perguntas ajuda os pequenos leitores a fixar, de modo divertido e bastante lúdico, todo o conhecimento musical apresentado nas páginas anteriores.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página