Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Editora suspende venda de livro após suspeita de plágio

Medida ocorre após reportagem da Folha apontar acusação de plágio contra 'Corações Descontrolados'

Advogado da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, autora da obra, diz que decisão não tem 'qualquer fundamento'

JULIANA GRAGNANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA LAURA CAPRIGLIONE DE SÃO PAULO

O selo Fontanar, do grupo editorial Objetiva, decidiu ontem suspender a comercialização e a distribuição do livro "Corações Descontrolados", da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva.

A medida foi tomada depois de reportagem publicada ontem na Folha em que dois psiquiatras acusam a autora de plágio. O advogado de Ana Beatriz alega "coincidência" em ambos os casos.

Em nota, a editora Objetiva afirma que a suspensão da venda e da distribuição do livro vigorará "até que as questões levantadas sejam integralmente e definitivamente esclarecidas".

Ana Beatriz é autora de livros de autoajuda psiquiátrica que são campeões de vendas -segundo estimativas do mercado editorial, foram vendidos 50 mil exemplares de "Corações Descontrolados".

A médica psiquiatra Ana Carolina Barcelos Cavalcante Vieira, que trabalhou na clínica Medicina do Comportamento, de Ana Beatriz, alega que o livro sob suspeita tem trechos de textos seus.

Ela diz que entrará na Justiça contra Ana Beatriz e a Objetiva com ação de indenização por danos morais e materiais na próxima semana.

Ana Beatriz é alvo de outra acusação de plágio. No ano passado, a Justiça de São Paulo decidiu liminarmente suspender a comercialização de "Mentes Ansiosas" -a ação foi movida pelo médico Tito Paes de Barros Neto, autor de "Sem Medo de Ter Medo" (Casa do Psicólogo, 2000).

Estima-se que esse livro, também do selo Fontanar, teve 200 mil exemplares vendidos. O mérito desse segundo caso ainda não foi julgado.

OUTRO LADO

Procurada, a psiquiatra não foi localizada nem em sua clínica nem por intermédio da assessoria de imprensa, que não respondeu aos recados deixados pela Folha.

O advogado Sydney Limeira Sanches, que representa Ana Beatriz, diz que a decisão da Objetiva não tem fundamento. "Hoje está sendo comercializada uma versão que não tem referência com o que está sendo reivindicado pela dra. Ana Carolina."

Em novembro passado, "Corações Descontrolados" sofreu alterações nos trechos em que foi detectado plágio.

Já a editora Objetiva nega que tivesse conhecimento prévio do suposto plágio e diz ter iniciado "uma avaliação interna da eficácia dos nossos processos de análise de originais recebidos".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página