Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

"Todo mundo um dia desafina, ninguém é tão perfeito", diz Gal

Cantora, que lança DVD e CD ao vivo, fala de sua ligação com as músicas de Caetano Veloso

Além das faixas de estúdio de "Recanto", material tem clássicos como "Vapor Barato" e "Meu Bem, Meu Mal"

LUCAS NOBILE DE SÃO PAULO

Um leve pigarro na garganta e uma rinite inconveniente incomodam Gal Costa, 67, mas nada que lhe tire o humor e o contentamento pela chegada às lojas, no próximo dia 12, do DVD e do CD de "Recanto Ao Vivo".

O material foi gravado em duas apresentações feitas pela cantora baiana no Theatro Net Rio no mês de outubro do ano passado.

Na ocasião, ela se lembrou de sua ligação com a casa de shows, o antigo teatro Tereza Rachel, onde estreou seu disco "Fa-Tal - Gal a Todo Vapor", em 1971.

"As arquibancadas pareciam um poleiro, parecia que iam cair a qualquer momento", conta.

Antes de gravar DVD e CD duplo, Gal estreou a turnê de "Recanto" no Rio, em março. O mesmo espetáculo chegou a São Paulo em maio do ano passado. Na ocasião, afetada por uma faringite, a cantora desafinou no início do show e foi criticada na imprensa.

"Transformei o show num acontecimento, em algo bonito. Se eu desafinei é porque estava com faringite. Quem não desafina? Todo mundo um dia desafina, ninguém é tão perfeito assim", disse Gal anteontem, no restaurante Obá, nos Jardins.

"O ser humano não é máquina, a tendência é afinar. Eu sou afinada, agora, não vou dizer que eu nunca desafinei na vida, que João Gilberto nunca desafinou. Todo mundo pode desafinar e desafina", completou.

"ENTIDADE RECANTO"

Até o registro ao vivo, Gal teve tempo para maturar as canções compostas por Caetano Veloso, afinal, o disco de estúdio de "Recanto" fora lançado no fim de 2011. E ela se apropriou tanto das músicas que declarou ter recebido a "entidade Recanto".

"Eu digo que é 'entidade Recanto' porque fui me apropriando das canções de Caetano. É que nem trepar. Você trepa a primeira vez e vê que não é tão bom, trepa a segunda vez e vê que dá certo. Aquele negócio vai funcionar, e quanto mais, melhor, e com música é assim também, você toma intimidade, vai descobrindo, vai incorporando, vai vivenciando aquela letra, aquela história", diz Gal.

JOÃO GILBERTINIANA

No DVD e no CD Gal é acompanhada por Pedro Baby (guitarra), Domenico Lancellotti (MPC e bateria acústica) e Bruno Di Lullo (baixo).

"Recanto Ao Vivo" tem nove das 11 faixas do disco de estúdio, como "Neguinho", "Autotune Autoerótico" e "Tudo Dói", que ganharam mais força no palco.

"No disco, Caetano havia pedido que eu cantasse mais 'cool'. No palco, acabou ficando mais para fora. 'Recanto' é experimental de um jeito diferente, tem uma estranheza que remete ao universo 'joão gilbertiniano'. Você ouve a primeira vez, ele é bonito, estranho, rico, diferente, inovador, forte", diz Gal.

O registro ao vivo tem também clássicos da carreira da cantora, como "Vapor Barato", "Força Estranha", "Folhetim" e "Meu Bem, Meu Mal".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página