Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrissima

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Diário de Buenos Aires

O MAPA DA CULTURA

Os fiscais de Cristina

Preços congelados, bebidas amargas

LÍGIA MESQUITA

A Argentina vive dias semelhantes aos que os brasileiros conheceram nos anos 1980, quando a famosa campanha "Eu Sou Fiscal do Sarney" transformou cidadãos em responsáveis pelo controle de preços congelados do Plano Cruzado.

Esse mesmo apelo para que a população fiscalize os valores praticados nas gôndolas virou o mantra de Cristina Kirchner nos últimos dois meses.

Desde que economia argentina voltou a entrar em alerta vermelho, em janeiro, quando o peso teve sua maior desvalorização em 12 anos, a presidente pede para os argentinos denunciarem qualquer remarcação nos preços congelados de 194 produtos.

Para isso, convoca os cidadãos a marcharem aos supermercados para fiscalizar essa lista, como se isso fosse resolver o problema da inflação (entre 27% e 28%, em 2013) do país.

"Cada argentino, achando simpática ou não suportando a presidente, cuide de seu bolso! Não permitam que ninguém os roube", discursou Cristina na semana passada, no Congresso, voltando ao tema mais uma vez.

Nessa cruzada, os "Fiscais da Cristina" não usam adesivos ou bótons, como os do Sarney. "À paisana", eles fazem seu trabalho com aplicativos de celular que leem os códigos de barras e automaticamente denunciam eventuais infratores.

EU SÓ QUERO É SER FELIZ

Durante a invasão de "blockbusters" nos cinemas na temporada pré-Oscar, uma produção nacional está conseguindo o feito de ficar quase dois meses em cartaz nos cinemas. "O Mistério da Felicidade", novo longa do diretor Daniel Burman ("O Abraço Partido", premiado no Festival de Berlim de 2004), já fez mais de 600 mil espectadores.

Na história, Santiago (Guillermo Francella) e Eugenio (Fabián Arenillas) são amigos e sócios em uma loja de eletrodomésticos. Não ficam um dia sem se ver até que Eugenio desaparece.

Ao lado de Laura (Inés Estévez), mulher de Eugenio, Santiago inicia uma busca por seu paradeiro e tenta entender por que o amigo abandonou uma vida tão "feliz".

Nesse processo, descobre que não conhecia de verdade o sócio, nem sabia quais eram os sonhos dele --nem seus próprios.

Burman consegue mostrar, com delicadeza, como muitas vezes as pessoas se acomodam tanto a seu cotidiano que constroem a partir dele uma ideia de felicidade.

Na busca de Santiago e Laura, os protagonistas entendem que, mais do que uma meta a ser alcançada, a felicidade está no caminho que percorremos até ela.

COLEÇÃO DE SORRISOS

Buenos Aires tem um museu dedicado a charges e quadrinhos que pouca gente conhece, o MuHu (Museu do Humor), inaugurado em junho de 2012.

Estão lá trabalhos publicados na Argentina nos últimos dois séculos, mostrando que nem só de Quino e sua Mafalda vive o humor gráfico do país.

Até o dia 16 deste mês está em cartaz uma exposição com 60 trabalhos de Calé (1925-63), pseudônimo de Alejandro del Prado, considerado o cartunista que melhor traduziu a alma do portenho nos anos 1950 e 1960. Calé publicou durante anos a tira "Trapos ao Sol", na qual mostrava uma Buenos Aires classe média, sem refinamento, com sua paixão pelo futebol e pelo tango.

A casa "art déco" dos anos 1920 que abriga a instituição, de frente para o rio da Prata, pode ofuscar a visita de quem prefere a arquitetura aos quadrinhos.

"CAIPIRIÑA"

De 2003 a 2013, o consumo do Fernet aumentou 405% na Argentina. A mistura da bebida alcoólica amarga de origem italiana com Coca-Cola é uma espécie de caipirinha dos "hermanos".

No ano passado, foram vendidas 4,9 milhões de caixas do aperitivo, e o consumo per capita da bebida alcançou 1,5 litros, segundo levantamento da consultora argentina Abeceb.

O "bitter" é tão famoso que já há pleitos para a criação do Dia Nacional do Fernet e para a inclusão dessa palavra no dicionário da Real Academia Espanhola. Por ora, ninguém engoliu essa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página