Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrissima

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Diário de Paris

O MAPA DA CULTURA

Van Gogh e seu duplo

De artista e louco todo mundo tem um pouco

LUCAS NEVES

Vincent van Gogh (1853-90) foi induzido a dar fim à própria vida por uma "sociedade indiferente" e, mais do que isso, temerosa das "verdades insuportáveis" que a sua paleta urdia. A hipótese, sustentada pelo ator, poeta e teatrólogo francês Antonin Artaud (1896-1948) em texto publicado no ano anterior à sua morte, é o mote da exposição "Van Gogh/Artaud - O Suicida da Sociedade", em cartaz no Museu d'Orsay até 6 de julho.

A mostra inclui 45 telas e desenhos do holandês, agrupados segundo expressões cunhadas por seu admirador teatral, que reverencia um "convulsivo tranquilo" dotado de "uma sensibilidade terrível", capaz de capturar em suas obras uma "luz tempestuosa".

Artaud primeiro deu de ombros à sondagem do galerista Pierre Loeb para escrever sobre o pintor. O marchand o contatara certo de que o ator, que passara nove anos em hospitais psiquiátricos, seria o nome ideal para perfilar o criador atormentado, ele mesmo internado numa clínica até pouco antes de morrer. Mas Artaud, autor do canônico "O Teatro e Seu Duplo", estava às voltas com a edição de suas obras completas.

Ele voltaria atrás em 1947, ao ler o volume em que o psiquiatra François-Joachim Beer esmiuçava o prontuário do artista, com menções a surtos de agressividade e falta de afetividade. Sua resposta veio no fim daquele ano, com "O Suicida da Sociedade", no qual elegia o homeopata que tratara o Van Gogh crepuscular como algoz: "O feiticeiro, em sua terrível necessidade de saciar sua ira e sua inveja do gênio, impeliu-o a pintar até a exaustão [em vez de recomendar repouso]".

OS TRÊS LANCES DE ASTERIX

O primeiro leilão de esboços originais de quadrinhos na filial francesa da casa de leilões Christie's, no começo deste mês, teve faturamento acima do esperado. Os lances vencedores totalizaram 3,8 milhões de euros (R$ 11,8 mi), quase 10% a mais do que as previsões mais otimistas dos organizadores.

Hergé (1907-83) liderou o bloco dos mais bem cotados. Um de seus rascunhos para "Tintim no Tibete" foi arrematado por 289,5 mil euros (R$ 897 mil), quase o dobro dos 150 mil euros inicialmente estimados. Croquis de Uderzo para "Asterix - O Adivinho" e "Asterix na Córsega" também impulsionaram o resultado final, que apagou a má impressão deixada por leilão semelhante da rival Sotheby's em 2012, quando 2/3 dos trabalhos postos à venda encalharam.

CAI O PANO

Alain Resnais (1922-2014) sai de cena com uma carta de amor à representação teatral. "Aimer, Boire et Chanter" (amar, beber e cantar), sem previsão de estreia no Brasil, é a adaptação de uma peça do prolífico inglês Alan Ayckbourn --a terceira da carreira do cineasta--, e a intriga acompanha os ensaios de uma trupe amadora.

Mas a reverência vai além. Para mostrar como a morte iminente de um professor aposentado faz trepidar três casamentos em seu círculo de amizades/conquistas passadas, Resnais recorre a cenários minimalistas e deliberadamente artificiais, criados em estúdio e delimitados ao fundo por cortinas entrecortadas.

Através delas emergem, de cotidianos modorrentos, mulheres dispostas a confortar o alquebrado mestre --e é por trás desses mesmos panos que elas sumirão da vista de maridos incrédulos, num vaudevile que enfileira quiproquós com a consciência de que o tempo para jogar chega ao fim.

CAIXEIRO-VIAJANTE

No fim de março, o festival de teatro de Avignon, o mais importante do mundo ao lado do de Edimburgo, perigou partir de mala e cuia da cidade sulista que o acolhe desde 1947. No dia seguinte ao primeiro turno da eleição para prefeito, vencido pelo partido de extrema direita Front National, o diretor da mostra anunciou que, caso o triunfo se confirmasse no segundo escrutínio, a maratona teatral buscaria outro pouso.

"Não vejo como o festival poderia defender seus ideais de abertura e acolhimento do outro", justificou Olivier Py, contrapondo a proposta do evento à cartilha da legenda conservadora, que defende o endurecimento da política de imigração. Blefe ou não, nunca se saberá. O segundo turno sagrou vitoriosa a candidata socialista. Ficam na cidade os 20 milhões de euros gerados a cada ano pelo festival.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página