Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Por conta própria

Compra, venda e aluguel do imóvel exigem vários cuidados; confira os prós e os contras de contratar uma imobiliária ou fazer tudo sozinho

DANIEL VASQUES DE SÃO PAULO

A compra de uma casa ou apartamento pode ser a realização de um sonho, mas quem passou por isso sabe que para fechar o negócio é preciso mais que dinheiro.

Operação complexa, a negociação exige cuidados com questões jurídicas, documentação, valores, prazos, localização e estado do imóvel.

E não só para o comprador ou vendedor. A locação também requer atenção para evitar problemas para o proprietário e o inquilino.

Para Alexandre Lovizzaro, 43, morador de Alphaville (em Barueri, na Grande São Paulo), a primeira experiência não foi boa. Há cerca de dez anos, comprou um imóvel e só depois soube dos impostos que tinha de pagar e dos problemas com a documentação.

Desde então, passou a investir no mercado imobiliário e ter cuidado redobrado com a parte jurídica, contando com a ajuda de um advogado.

Para se precaver de problemas como esses, deve-se contratar uma imobiliária, um corretor, um advogado ou, para evitar mais gastos, fazer tudo por conta própria? Para ajudar a responder essas questões, a Folha ouviu quem esteve nas duas pontas da negociação, além de especialistas em defesa do consumidor e profissionais que podem intermediar o fechamento do contrato.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página