Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Antes do prazo

Mutuários reduzem custo do financiamento ao quitar dívida em tempo menor

TATIANA RESENDE EDITORA-ASSISTENTE DE "MERCADO"

Os brasileiros estendem o prazo o quanto podem ao fazer um financiamento imobiliário, para a prestação caber no orçamento, mas fazem o possível para se livrar logo da dívida.

Na Caixa Econômica Federal, que detém 70% da carteira de crédito habitacional do país, os contratos têm, na média, 25 anos, mas são liquidados, também na média, em apenas 15 anos.

Mesmo sem fazer contas complexas, os mutuários intuem que apenas pagar as prestações mensais não é suficiente e usam qualquer dinheiro extra, como o 13º salário e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), para reduzir a dívida. Com isso, conseguem diminuir o custo do financiamento, pois a taxa de juros incide sobre um débito menor.

O advogado Alan Gai da Silva, 39, comprou um apartamento em 2011 no Jardim Paulista, na zona oeste de São Paulo, dando de entrada um terço do valor do imóvel e comprometendo 20% da renda mensal. "Financiei em 30 anos para a prestação não pesar no bolso", afirma.

Só com a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) que recebeu nos dois anos seguintes, sem contar as parcelas mensais, já conseguiu reduzir esse prazo em oito anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página