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Vou chamar o síndico

MARCIO RACHKORSKY - marcio@rachkorskyadvogados.com.br

Um ano para comemorar

Houve diminuição da inadimplência e mais transparência na prestação de contas aos moradores

O ano de 2013 foi agitadíssimo e extremamente positivo para o mundo dos condomínios. Somente na cidade de São Paulo, dezenas de milhares de pessoas migraram de casas para apartamentos, e a verticalização alcançou números impressionantes.

Empreendimentos de grande porte foram inaugurados e tantos outros foram lançados, consagrando o modelo do "condomínio-clube", caracterizado pelo grande numero de apartamentos e ampla e diversificada área de lazer.

Os chamados "residenciais com serviços" também caíram no gosto da população, graças à sua praticidade, comodidade e valorização. Afinal, morar num condomínio residencial, com as comodidades de um hotel, é uma delícia.

O tema "vida em condomínio" conquistou a todos e reportagens jornalísticas na TV, rádio e revistas, acerca dos desafios da vida coletiva, ganharam grande destaque.

Os condomínios, apesar de todas as dificuldades, mostraram aos nossos políticos que é possível administrar uma comunidade com respeito à lei, ao orçamento e, sobretudo, com transparência e prestação de contas.

Nos últimos dias, conversei com dez síndicos de grandes condomínios, dez gerentes de grandes administradoras, dez advogados que atuam na área e 20 moradores de prédios e, para todos, perguntei o que melhorou nos condomínios em 2013 e o que precisa melhorar no ano que vem.

As respostas mostraram que este ano foi emblemático na diminuição da inadimplência, na transparência na prestação de contas aos moradores e no aumento do trabalho colegiado, com participação mais efetiva dos conselheiros.

Em relação a 2014, as respostas apontam que os grandes desafios estão diretamente ligados às questões comportamentais.

Entre elas, destaco a necessidade de maior participação dos moradores nas assembleias, o respeito e cumprimento do regulamento interno, a diminuição dos atritos entre vizinhos, especialmente sobre barulho, a melhor comunicação da administração com os condôminos e o fim das fofocas e ataques pessoais nas redes sociais.


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