Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Espaço pode ser ocupado com criatividade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não importa o tamanho da varanda. Sempre é possível deixar o local mais agradável, ocupando o espaço de forma criativa.

O paisagista Odilon Claro, do escritório Anni Verdi, afirma que, em alguns casos, as varandas são tão estreitas que impossibilitam a criação de um ambiente, mas "podem ser ocupadas com vegetação para interferir em uma vista indesejada ou dar mais privacidade aos moradores".

O piso de madeira é uma opção pela fácil instalação, sem precisar de reforma, sendo sobreposto ao já existente. Um deck para uma varanda de aproximadamente 15 metros quadrados, por exemplo, pode ser montado em até dois dias por um profissional especializado.

Um dos materiais utilizados é a peroba de demolição rústica, que precisa receber um tratamento de impermeabilização adequado.

Para ambientes de utilização mais frequente, a dica é usar madeiras novas, pois apresentam superfícies mais lisas e de fácil limpeza.

Se no local houver manuseio de alimentos, a recomendação é usar cerâmica ou outros pisos frios.

Para os itens de decoração, a designer Carol Lovisaro, do escritório Lovisaro Arquitetura + Design, afirma que cadeiras de estilos diferentes podem ser usadas, mas depende do projeto e do morador. "Cadeiras coloridas são muito bem-vindas desde que o cliente goste deste estilo mais descolado. E também é preciso ter atenção para que as outras peças e revestimentos sejam mais neutros para que o espaço não vire uma bagunça visual."

Sobre a iluminação, ela indica lanternas cromadas, que dão um charme ao ambiente e fornecem luz baixa à noite. Existem também as de aço corten, que conferem um ar mais rústico.

E um ambiente colorido nem sempre é interessante, por isso vale avaliar as opções monocromáticas e com cores mais pálidas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página