Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Casa lá fora

Euforia já passou, mas mercado norte-americano continua receptivo a estrangeiros; perfil de empreendimentos muda para atrair brasileiros

DANIEL VASQUES DE SÃO PAULO

Após o estouro da crise imobiliária nos Estados Unidos em 2007, que no ano seguinte se alastrou para o restante da economia, muitos brasileiros aproveitaram para ir às compras.

Hoje o cenário de preços de imóveis "no chão" já passou, mas o interesse estrangeiro pelo mercado imobiliário americano persiste.

No caso dos brasileiros, o principal objetivo é ter um local para ir algumas vezes por ano e passar as férias. Quando a casa não está em uso, pode ser alugada, o que ajuda a pagar o imposto de propriedade e a taxa de condomínio.

A relações-públicas Isabela Menezes, 45, comprou um apartamento em Miami em 2011, ano em que os valores começaram a se recuperar.

"Vou muito a Miami e comprei numa fase muito boa, com o valor lá embaixo", afirma Menezes, que pagou U$S 200 mil pelo imóvel. Hoje, diz ela, o apartamento vale U$S 350 mil (cerca de R$ 780 mil).

Menezes diz perceber que, mesmo com a valorização, os preços estão mais baixos do que apartamentos semelhantes no mercado brasileiro, que passaram por forte alta nos últimos anos.

"No Leblon [zona sul do Rio], um igual ao meu sairia por R$ 1,2 milhão", diz Isabela, que inspirou a mãe a também comprar um imóvel na Flórida no ano passado.

PERSONALIZADO

Alguns lançamentos em Miami trazem características ou permitem adaptações na planta para atender aos brasileiros, segundo Basilio Jafet, presidente da Fiabci Brasil (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias).

"Nos imóveis mais compactos, principalmente, a lavanderia fica nos fundos de um dos banheiros, e o brasileiro odeia isso. Os americanos entenderam que para vender para nós têm de fazer adaptações", diz Jafet.

Renato Teixeira, presidente da rede de franquias imobiliárias Re/Max Brasil, afirma que varanda gourmet e quadra de futsal são itens pensados sob medida para brasileiros em alguns empreendimentos recentes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página