Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ciberarquiteto

Uma casa cafona em 5 passos

Procure algo bem impessoal, em que qualquer um possa morar. E fuja da brasilidade

1 TROQUE OS TACOS
Retire o piso de madeira original do apartamento que acabou de comprar. Jogue esse taco (provavelmente de madeira em extinção, como a peroba rosa, muito comum em edifícios dos bairros de Higienópolis e Jardins) numa caçamba. Instale no lugar o porcelanato mais brilhante e marmorizado que achar. Piso frio é fácil de limpar, e taco velho lembra coisa antiga e casa de vó.

2 TENHA COLUNAS GREGAS
É importante"ornar" seu projeto de decoração com a fachada do seu prédio, que se for mesmo bem cafona será um edifício neoclássico, neopoodle, neo qualquer-coisa. Existem placas de isopor que transformam sua coluna mixuruca em uma belíssima coluna grega com tudo o que você merece: base, fuste e capitel. Basta aplicar, emassar e pintar para esconder os remendos. É possível até escolher a ordem da sua coluna: dórica, jônica ou coríntia (não confunda com Corinthians!). Se você pintar estilo marmorizado então, vai ficar uma lindeza.

3 SANCAS DE GESSO COM LED
Está achando seu living muito simplesinho? Faça uma sanca de gesso estilo bolo de noiva, com camadas e curvas, e embuta iluminação em LED que troca de cor. Cromoterapia é o último grito da moda em Milão. E veja que incrível: dá para trocar a cor por controle remoto!

4 TUDO NOVO
A casa cafona utiliza apenas móveis e objetos novos e desconsidera a cultura e a história do local e de seu morador. Não se preocupe com materiais sustentáveis, ciclo de vida do produto ou impacto social de sua reforma. E a cada vez que mudar de casa, jogue tudo fora. Celebre o novo. Quanto mais caro, melhor. Atitudes sustentáveis e reúso para quê? Você nem verá o planeta entrar em colapso, não é?

5 NÃO OUSE
É melhor não correr riscos, então, retire o que for mais "diferentão" e aposte no projeto bege com cara de apartamento decorado de lançamento imobiliário. Procure algo bem impessoal, em que qualquer um possa morar. Fuja da brasilidade! Cafona mesmo é seguir à risca a decoração de Paris, de Miami ou da Grécia antiga. A casa cafona espelha, sobretudo, a alma pretensiosa e amedrontada de seus moradores.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página