Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estrangeiros inflam mercado de aluguel por temporada

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enquanto os países desenvolvidos ainda patinam, a resistência da economia brasileira em relação à crise financeira tem feito crescer o número de estrangeiros que se mudam para o Brasil a trabalho. O impacto disso no mercado imobiliário ocorre, sobretudo, em relação aos aluguéis por temporada.

De acordo com Fernando Sita, da imobiliária Coelho da Fonseca, a procura por apartamentos compactos com aluguel por temporada cresceu 40% em 2012 ante 2011.

"O estrangeiro quer, primeiro, 'sentir' o mercado e os bairros da cidade para ver onde vai querer se estabelecer."

Imóveis mobiliados e próximos a polos empresariais são os mais desejados. Itaim Bibi, Vila Olímpia e Brooklin estão no topo da lista, devido à proximidade com as avenidas Berrini e Faria Lima -importante circuito comercial e empresarial de São Paulo.

Em 2011, 70.524 estrangeiros foram autorizados a trabalhar no Brasil, segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), aumento de 26% na comparação com 2010. Do total, 66.690 são temporários, com estada de até dois anos, e 3.834, permanentes.

Segundo a Lello, as locações feitas por estrangeiros subiram 6% em 12 meses.

Apesar da procura constante, o aquecimento gerado pelos estrangeiros ocorre em agosto e setembro, época de férias no hemisfério Norte. Em em agosto, foram concedidas 9.124 permissões de trabalho, quase o dobro que em janeiro (5.346)

O desejo de os profissionais estarem perto do trabalho também ajuda a movimentar o mercado. Alguns preferem alugar suas propriedades e pagar um imóvel menor por temporada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página