Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Número de homicídios, furtos e roubos cresce na cidade em 2012

DE RIBEIRÃO PRETO

Apesar de viver um momento positivo, o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) diz que Araraquara tem desafios. E um dos problemas é a segurança pública.

Dados do governo do Estado apontam que o número de crimes aumentou na cidade. No ano passado, foram registrados 28 homicídios (56% a mais do que os 18 de 2011).

O número de furtos e roubos em 2012, na comparação com o ano anterior, também subiu (15%), passando de 3.391 ocorrências para 3.902.

Esses tipos de crime também aumentaram no primeiro bimestre deste ano, em relação ao ano passado: foram 617 casos em janeiro e fevereiro de 2013, ante 562 nos primeiros dois meses de 2012. Um aumento de 10%.

"A segurança preocupa, mas também estamos investindo nessa área. Vamos equipar melhor a Guarda Civil, aumentar o número de câmeras e instituir a atividade delegada [que permite a contratação, pelo município, de PMs para atuar no policiamento ostensivo]", diz Barbieri.

Ainda de acordo com ele, a intenção é quadruplicar o número de câmeras, das atuais 25 para 100. O projeto de lei que vai instituir a atividade delegada está em fase final de elaboração.

Alvaro Martim Guedes, professor no curso de administração pública da Unesp da cidade, diz que o movimento migratório de trabalhadores não está ligado ao aumento da criminalidade.

"Muito pelo contrário, o processo de desenvolvimento econômico atenua as tensões sociais, porque abre espaço para uma maior participação na renda."

A Folha procurou a PM para comentar o assunto, mas não houve resposta.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página