Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Analistas já veem inflação acima de 6%

DE SÃO PAULO

Analistas que mais acertam as projeções de inflação no longo prazo -e, por isso, mais difíceis de prever- já estimam que a inflação oficial (medida pelo IPCA) deva fechar o ano acima de 6%.

A mediana das expectativas das instituições "top 5", que mais acertam as previsões de um ano (segundo classificação do próprio Banco Central), está em 6,15%.

A maioria dos cerca de cem analistas consultados semanalmente pelo BC, entretanto, tem estimativa menor. As projeções de inflação de 2013 registraram leve recuo na semana passada, de 5,71% para 5,70%.

Amanhã, o IBGE divulga a inflação do mês de março e analistas estimam que ela possa ter ultrapassado o limite da meta fixada pelo governo (6,5%).

O BC trabalha com o cenário de que a inflação passará a ficar mais comportada no segundo semestre e que fechará o ano em 5,8%.

No mercado, há a expectativa de que o BC passe a elevar a taxa básica de juros para desestimular reajustes de preços e conter a inflação.

A opinião majoritária é que a subida dos juros deve começar no mês que vem.

Os analistas consultados estimam que a taxa vá subir dos atuais 7,25% para 7,5% ao ano. Até o fim do ano, o BC deve subir os juros mais três vezes, até 8% ao ano, estimam analistas.

CRESCIMENTO DE 3%

As estimativas de crescimento, porém, seguem em leve declínio e se consolidam ao redor de 3%. Na última semana, a projeção para a expansão do PIB em 2013 recuou de 3,01% para 3%.

Para o ano que vem, a expectativa de inflação aumentou de 5,68% para 5,7%. E a projeção para o crescimento da economia ficou estável em 3,5%. (MARIANA CARNEIRO)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página