Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Qual é a melhor aplicação de até 20 anos para uma criança de 5 anos?

N.G.O., de Brasília (DF)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ALEXANDRE CANALINI - Um investimento que tenha a expectativa de um prazo de permanência de 20 anos é considerado de longo prazo. Aplicações com esse perfil devem buscar ativos de risco moderado, uma vez que uma potencial perda no curto prazo poderá ser compensada com ganhos futuros.

Nesse contexto, entendo ser inadequado direcionar esse tipo de investimento para uma poupança. Com a taxa Selic (taxa básica de juros) em 7,5% a poupança rentabilizará somente 70% da Selic mais a TR (Taxa Referencial, atualmente zero).

É uma rentabilidade baixa para quem tem um prazo tão longo para deixar os recursos aplicados.

Nos últimos meses a poupança tem tido dificuldade de repor a inflação. Os investidores perderam poder de compra por ter deixado o recurso investido na poupança, motivo pelo qual não recomendo a aplicação para os próximos 20 anos.

Recomendo que você procure um plano de previdência VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Você encontrará vários tipos de planos. Contudo, deve ter especial atenção aos planos de perfil moderado. São os que investem em ativos de renda fixa e alguma parcela em ativos com maior risco.

A escolha do regime tributário também será fundamental para um bom retorno. Faça a opção pelo regime regressivo, que inicia em 35% e decresce cinco pontos percentuais a cada dois anos até a alíquota mínima de 10% após dez anos.

Procure uma seguradora sólida e tradicional no mercado. Há grandes grupos que poderão ofertar produtos do tipo VGBL em condições competitivas.

Avalie os custos do plano de previdência, como as taxas de carregamento e de administração. Negocie com o banco uma boa condição comercial para que os seus depósitos tenham o menor custo possível.

CONSERVADOR

Sou aposentado. Tenho R$ 180 mil na poupança e acho o rendimento baixo. Há melhores opções de aplicações conservadoras?

I.S., de Mogi das Cruzes (SP)

Atualmente há dois tipos de poupança: a antiga e a nova. A antiga rentabiliza 0,5% ao mês mais a TR. A nova rentabiliza 70% da Selic mais TR, gerando uma remuneração menor. Os dois tipos continuam sem incidência de IR para pessoa física.

Se o seu investimento está na poupança antiga, saiba que o retorno é bom em comparação a outros investimentos conservadores, especialmente pelo fato de que, sobre boa parte dos demais investimentos, incide imposto.

Para aumentar seus rendimentos e continuar com um perfil conservador, recomendo procurar as Letras de Crédito Imobiliário ou as Letras de Crédito do Agronegócio. Isentas de IR, podem ser alternativas conservadoras bastante interessantes para o seu perfil.

INTERCÂMBIO

Estou poupando para estudar nos EUA daqui a dois anos e meio. Como me proteger da oscilação do câmbio nesse período?

U.R.N., de São Paulo (SP)

Um curso nos EUA terá o custo em dólar, logo você estará adquirindo uma dívida em moeda estrangeira. Isso significa que, caso o valor do dólar aumente, você terá uma dívida maior a pagar.

A fim de evitar desequilíbrio financeiro em função de uma potencial alta do dólar, recomendo investir em ativos atrelados à variação cambial.

O investimento mais simples são os fundos cambiais dólar, disponíveis em boa parte dos bancos. Você terá uma proteção quase integral da variação da cotação.

Outra alternativa seria adquirir títulos que remuneram de acordo com a variação do dólar. Os bancos negociam esses títulos por meio das tesourarias e corretoras de títulos e valores mobiliários.

Lembre-se de pesquisar as taxas e outros custos.

Eu invisto em

Martinho da Vila cantor

"Invisto na minha atividade, produzindo shows, discos e livros. Ajo assim porque não corro riscos, e a produção cultural, se não for lucrativa numericamente, é satisfatória"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página