Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estaleiro Jurong anuncia início das obras no ES

MARIANA CARNEIRO ENVIADA ESPECIAL A VITÓRIA (ES)

Com a entrega da primeira sonda de perfuração prevista para daqui a dois anos, o estaleiro cingapuriano Jurong anunciou ontem a construção do cais e do píer da unidade, no Espírito Santo, onde serão montadas até 2019 nove embarcações para uso da Petrobras.

Apesar do prazo exíguo, a empresa diz que não haverá atraso na entrega dos navios, que serão usados na exploração do pré-sal.

O estaleiro foi alvo de disputa. Autoridades capixabas denunciaram suposto movimento do governo federal para levar o Jurong para o porto do Açu, a fim de viabilizar o investimento de Eike Batista e seu estaleiro, o OSX.

Ontem, o governador Renato Casagrande (PSB) disse que o investimento anunciado, de R$ 350 milhões, "coloca uma pedra no debate". "Se existiu, e não nos cabe ficar avaliando, não existe nenhum risco quanto ao empreendimento", disse Casagrande.

O píer e o cais --as estruturas fundamentais para o trabalho-- deverão ficar prontos até dezembro, quando é prevista a chegada do casco da primeira sonda de perfuração, em construção em Cingapura.

As oficinas funcionarão em galpões que estão sendo fabricados na Coreia do Sul e começarão a ser montados em junho ou julho. Um guindaste já foi encomendado no Japão, com entrega prevista até 2014.

Apesar das importações, o Jurong afirma que vai atender ao desafio de entregar mais da metade (55%) da primeira embarcação com componentes feitos no Brasil. A partir da quinta sonda, a exigência de conteúdo local sobe progressivamente até 65%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página