Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Serviço de mapa na internet vai ter mais conteúdo de usuários

Consultas a locais como restaurantes terão maior integração com contatos de redes sociais

Empresa não anunciou data de lançamento mundial; busca por voz também vai ser reformulada

DE SÃO PAULO

O Google apresentou ontem uma série de mudanças nos seus serviços, entre eles, um redesenho dos aplicativos e da versão web de seu serviço de mapeamento, o Google Maps.

O serviço vai passar a incluir fotografias originalmente usadas no software Google Earth e também terá maior quantidade de conteúdo gerado por usuários.

A companhia não disse quando a nova versão estará disponível no mundo todo. Por enquanto, só terão acesso pessoas com convite.

A empresa também anunciou, durante conferência que ocorre até amanhã em San Francisco (EUA), que lançará uma versão para iPad do aplicativo do Maps durante o verão americano, que vai até agosto. O aplicativo para iPhone do serviço está disponível desde dezembro.

O Google Maps ficará mais interativo: assim que o usuário clicar em algum ponto de interesse (que pode ser um parque, escola, estabelecimento comercial), um "mapa único", nas palavras da companhia, será criado: aparecem no mapa nomes de ruas adjacentes e lugares de interesse semelhante, que poderiam estar ocultos anteriormente em nome do visual menos poluído.

A reforma inclui apresentar a duração e o trajeto das alternativas em meios de transporte, como dirigir, caminhar ou pegar transporte público, para chegar do ponto A ao ponto B.

Nessa função, um gráfico exibirá em uma linha do tempo quanto deve tardar o usuário para sair e para chegar, exibindo também a diferença entre o percurso que tem de ser feito a pé (no caso de diferentes linhas de ônibus ou de metrô, por exemplo).

O Google passará a incluir "tours" fotográficos de locais criados a partir de imagens publicadas por usuários. Consultas por locais como restaurantes, museus e outros lugares ganharão maior integração aos contatos de redes sociais.

Será possível, por exemplo, buscar só restaurantes de comida japonesa que algum amigo já avaliou ou comentou publicamente.

BUSCA POR VOZ

O Google também disse que vai reformular sua ferramenta de buscas em computadores, reconhecendo perguntas faladas em português. A novidade não teve a data de lançamento divulgada.

Usando o navegador Chrome, os internautas poderão fazer perguntas diretamente ao Google, em vez de usarem apenas palavras-chave.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página