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Regra de defesa não é conhecida pela maioria

DE SÃO PAULO

O desconhecimento ainda é um inimigo do brasileiro na hora de buscar seus direitos como consumidor.

Levantamento do IBRC (Instituto Brasileiro de Relacionamento com Cliente), obtido pela Folha, avaliou o conhecimento sobre dez regras de defesa do consumidor, previstas no CDC e em regulamentações específicas.

Na média, apenas 21% dos entrevistados mostraram conhecimento completo sobre essas normas.

A pesquisa ouviu 2.050 pessoas em 12 capitais, nas cinco regiões do país.

Apenas 18% dos participantes disseram saber que "cobrança indevida deve ser devolvida em dobro", e 13% afirmam conhecer a regra que permite desistência da compra pela internet em até 7 dias após a entrega do produto.

Das regras submetidas ao teste, a mais conhecida (37%) é sobre proibição de venda casada de seguros em contratação de cartão de crédito.

Para Alexandre Diogo, presidente do IBRC, a ignorância da população sobre os direitos prejudica a evolução das relações de consumo no país. "Sem conhecer a lei, o consumidor não vai exigir seus direitos", afirma.


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