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Regra de defesa não é conhecida pela maioria
DE SÃO PAULOO desconhecimento ainda é um inimigo do brasileiro na hora de buscar seus direitos como consumidor.
Levantamento do IBRC (Instituto Brasileiro de Relacionamento com Cliente), obtido pela Folha, avaliou o conhecimento sobre dez regras de defesa do consumidor, previstas no CDC e em regulamentações específicas.
Na média, apenas 21% dos entrevistados mostraram conhecimento completo sobre essas normas.
A pesquisa ouviu 2.050 pessoas em 12 capitais, nas cinco regiões do país.
Apenas 18% dos participantes disseram saber que "cobrança indevida deve ser devolvida em dobro", e 13% afirmam conhecer a regra que permite desistência da compra pela internet em até 7 dias após a entrega do produto.
Das regras submetidas ao teste, a mais conhecida (37%) é sobre proibição de venda casada de seguros em contratação de cartão de crédito.
Para Alexandre Diogo, presidente do IBRC, a ignorância da população sobre os direitos prejudica a evolução das relações de consumo no país. "Sem conhecer a lei, o consumidor não vai exigir seus direitos", afirma.