Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Yahoo busca renovação com compra do Tumblr

Por US$ 1,1 bi, pioneira da internet adquire rede social fundada em 2007

Desafio será manter e expandir base de usuários, hoje de 300 milhões de visitantes, afirma especialista

MARIANNA ARAGÃO DE SÃO PAULO

Aos poucos, a expectativa de renovação depositada no Yahoo com a chegada de Marissa Mayer ao comando da empresa, em julho passado, parece estar sendo atendida.

A ex-executiva do Google, hoje à frente da empresa americana de tecnologia, anunciou ontem a compra do Tumblr, umas das redes sociais de maior crescimento dos últimos anos. Foi a 11ª aquisição da sua gestão.

A compra foi fechada por US$ 1,1 bilhão, 10% mais que os US$ 1 bilhão pagos pelo Facebook pelo Instagram, há um ano. A maior parte do valor será pago em dinheiro.

Misto de rede social e blog, o Tumblr foi fundado em 2007 pelo nova-iorquino David Karp, 26. Em cinco anos, atingiu uma audiência, em boa parte formada por jovens, de 300 milhões de visitantes únicos por mês.

Analistas acreditam que a compra do Tumblr representa um passo importante para a renovação do Yahoo, um pioneiro da internet que vem sofrendo para se recuperar de anos de mal-estar financeiro e crises internas.

"O Tumblr atinge uma população jovem e, embora ainda não rentável, pode formar a base de uma rede social forte para o Yahoo", disse Rob Enderle, da consultoria Enderle Group, de San Jose, na California.

Segundo o Yahoo, o Tumblr deve aumentar sua audiência em 50%, para mais de 1 bilhão de usuários por mês.

Para Enderle, no entanto, o desafio será fidelizar a audiência e continuar a expandi-la. "A lealdade do público jovem é relativamente baixa. Eles tendem a dispensar produtos rapidamente."

Marissa indicou ontem estar ciente dessa tarefa, ao prometer, em comunicado, "não estragar" a empresa recém-adquirida.

"Os produtos, a equipe, a inteligência e a irreverência do Tumblr continuarão os mesmos", afirmou. Karp continuará à frente do site, que terá uma operação independente, disse ela.

No domingo, após as primeiras notícias sobre a aquisição, usuários se manifestaram nos blogs.

"Yahoo, por favor não torne o Tumblr algo normal", escreveu um deles. "Nós gostamos [dele] dessa maneira."

A forma que o Yahoo buscará para monetizar o serviço motiva as preocupações.

Em coletiva de imprensa, Marissa disse que o "dashboard" do Tumblr (semelhante ao "feed" de notícias do Facebook) ganhará mais propagandas, se o autor do blog optar por isso.

Ela também destacou as sinergias entre os negócios: a rede social poderá usar os recursos de pesquisa do Yahoo para ajudar usuários a encontrar blogs (são 108 milhões).

Já o Yahoo irá trazer o conteúdo de 50 bilhões de posts do Tumblr à sua audiência, de 700 milhões de pessoas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página