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Y&R lidera ranking das agências há uma década

DE SÃO PAULO

A Y&R, do grupo Newcomm e que detém a conta da Casas Bahia, segue na liderança entre as maiores agências de publicidade do país pelo décimo ano consecutivo. A agência viu o volume de compra de mídia por parte dos clientes crescer 13% no ano passado, totalizando R$ 2,5 bilhões.

A agência venceu algumas das principais concorrências realizadas no país: Peugeot, cervejaria Petrópolis e Honda Motors, o que deve se refletir de forma mais acentuada no resultado deste ano.

As agências Ogilvy e AlmapBBDO, segunda e terceira maiores do país, também mantiveram suas colocações inalteradas, registrando crescimentos expressivos em relação a 2011. Ogilvy cresceu 22% e AlmapBBDO, 17%.

Com uma expansão de 26%, a WMcCann passou da sexta para a quarta posição em 2012, ano em que conquistou a conta integral do Bradesco, que até então estava com a Neogama.

A única agência de capital 100% nacional entre as dez maiores é a brasileira NBS (ex-PPR), que atende as contas da Oi e da Petrobras e tem sido bastante assediada por grupos estrangeiros.

A agência de Cyd Alvarez, que se fundiu à Quê recentemente, cresceu 52% no ano passado, passando da 15ª para a sétima posição.

Entre as 50 maiores agências, o maior crescimento foi o da Nova/SB, que atende basicamente contas públicas. A agência cresceu 105% e subiu da 27ª para a 15ª colocação no ano passado.

Segundo o ranking Agências & Anunciantes, o faturamento bruto das agências brasileiras foi de R$ 30,382 bilhões em 2012, 8% maior que no ano anterior (R$ 28,068 bilhões). Os números não levam em conta a inflação no período, de 5,84% (IPCA).

O ranking tem por base o volume de investimento em compra de mídia, considerando os tradicionais descontos dados pelos veículos.


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