Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Beckham prepara próximos lances da carreira após a aposentadoria

Jogador, que deixou os gramados há uma semana, pode seguir a mulher no setor de moda

VANESSA FRIEDMAN DO "FINANCIAL TIMES"

Faz uma semana que David Beckham saiu de campo na última partida de sua carreira; uma semana desde que lágrimas, abraços e elogios choveram sobre ele; uma semana desde que começaram os boatos.

A especulação se refere ao que ele fará agora. Ainda que algumas possibilidades tenham sido sugeridas --pode ser o próximo James Bond; deveria entrar na política--, a opinião majoritária parece ser a de que se dedicará à moda.

É fácil imaginar a situação e o motivo para que ele siga esse curso, mas seria a escolha errada. Veja os argumentos a favor e contra.

Primeiro: sua mulher fez o mesmo. O sucesso de Victoria Beckham dificulta o lançamento de uma linha de moda masculina pelo seu marido. Para trabalhar a sério com moda e ter sucesso, é necessário assumir um grau de humildade novata que seria contraproducente no caso de Beckham.

Segundo, as expectativas seriam muito maiores para a linha de Beckham. A jogada mais inteligente seria tentar algo novo, evitando comparações pouco lisonjeiras (o que também poderia prejudicar o casamento).

Terceiro, Beckham foi sempre tão famoso por sua beleza quanto por seus chutes, e, sem estes últimos, a beleza se tornará seu principal atributo. No entanto, há um grande salto entre vestir bem uma roupa, de um lado, e criar roupas para os outros, do outro.

Quarto, ele já é uma marca, e a moda gira em torno de marcas. Esse é provavelmente o mais forte dos argumentos. Ele foi o atleta que melhor compreendeu o conceito de criação de uma marca pessoal, usando sua beleza e seu casamento para se criar como mercadoria além do futebol.

E, no entanto, tudo isso parece ter sido construído sobre o talento que ele exibia. Não importa o quanto a imagem pareça distante do conteúdo, continua lá, como pano de fundo: ele vendeu produtos porque as pessoas acreditavam que existia talento real ali. Isso é o que separa Beckham dos astros de "reality shows".

Se eu tivesse de apostar, diria que Beckham escolherá o modelo Paul Newman de segundo estágio de celebridade: continuar envolvido com o futebol e, ao mesmo tempo, com seu trabalho com linhas sortidas de produtos a fim de financiar seus projetos de caridade.

Ele teria sempre a possibilidade de trabalhar como modelo de roupas de baixo masculinas para Victoria, o que deixaria esse mercado aberto para uma extensão de sua marca.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página