Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Internet muda os negócios, afirma cineasta

Diretor de "Cidade de Deus" e presidente do Google conversam sobre novos formatos

MORRIS KACHANI DE SÃO PAULO

Quem são os novos atores do mercado audiovisual brasileiro? Como a internet muda os paradigmas do mercado? A pirataria sobreviverá?

O cineasta Fernando Meirelles, de "Cidade de Deus", sócio de uma das principais produtoras do país, a O2, recebeu na manhã de ontem Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, em conversa mediada pela Folha.

O motivo do encontro foi o lançamento da campanha "The Walkers", do uísque Johnnie Walker: seis curtas-metragens que venceram concurso promovido pela marca e serão exibidos em salas de cinema e redes sociais, a partir de quinta (leia texto ao lado). Coelho e Meirelles foram jurados.

Folha - Como visualizam o momento atual?
Fábio Coelho - Hoje ninguém se conforma em ser apenas consumidor --todo mundo quer participar, compartilhar, comentar. É uma mudança dramática na comunicação. Observamos o surgimento de ecossistemas paralelos, de comunidades de cocriação, fã-clubes estruturados ou até defensores das marcas.

Quem são eles?
Coelho - É o que pessoal de marketing mais procura --pessoas que defendam e sejam advogados de sua marca, espontaneamente. Hoje em dia, de 60 a 70% das grandes decisões e escolhas comerciais são feitas na web.

Qual o reflexo no audiovisual?
Fernando Meirelles - Todo mundo vira produtor. E aparecem surpresas como "Porta dos Fundos", que hoje dá mais audiência que quase todas as emissoras de TV aberta. Se quiser ver animação boa ou vídeos experimentais, vá para internet. As experiências de ponta estão ali.

Apoiam a lei que obriga a TV paga a exibir três horas e meia de programação nacional?
Coelho - Tudo que venha fomentar o desenvolvimento é bem-vindo, desde que não caia em protecionismo ou reserva de mercado.

Meirelles - É uma mudança de paradigma. Começamos a aprender a fazer séries. "FDP", da Prodigo, é muito boa. "Contos de Edgar" tem qualidade de produção A'. E "Três Teresas", texto e nível de interpretação muito bons.

Coelho - o Brasil precisa de incentivo. É o nono produtor mundial de conteúdo do YouTube e o segundo consumidor. Temos 100 milhões de pessoas não conectadas.

O que a pirataria representa em seus negócios?
Coelho - A Apple abriu o conceito do micropagamento, que representou uma mudança no mercado. Quando o preço é razoável, as pessoas se dispõem a pagar.

Meirelles - Mas, quando lanço um filme, dois dias depois a audiência já é maior fora do cinema. Perdemos uma receita importante: 60% vinha da bilheteria e 40% do DVD. Agora temos a TV paga, mas a receita diminuiu.

Qual a importância do marco civil da internet?
Coelho - Ele estabelece regras claras para investimentos de curto e médio prazo. A falta afugenta o investidor.

Leia a íntegra
folha.com/no1289808


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página