Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Oposição faz críticas a Mantega durante audiência na Câmara

Deputado sugere demissão; ministro defende política econômica

DE BRASÍLIA

O ministro Guido Mantega (Fazenda) ouviu ontem duras críticas da oposição, que chegou a sugerir sua demissão.

Durante audiência de mais de cinco horas com o ministro na Câmara de Deputados, parlamentares criticaram desde o baixo crescimento e a inflação alta até a falta de credibilidade das contas públicas e a pequena entrada de turistas estrangeiros no país.

Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi o mais enfático. Ele disse que, por causas de erros de projeção para o crescimento, Mantega estaria demitido, se estivesse em empresa privada.

Segundo o parlamentar, os problemas atuais do Brasil derivam de uma crise de confiança no país, e não de uma crise internacional.

"A crise tem nome e sobrenome: chama-se Dilma e chama-se Guido Mantega."

O ministro rebateu as críticas dizendo que, em seu mandato, a inflação sempre ficou no limite previsto no regime de metas. Ele negou a manipulação das contas públicas e afirmou que todas as operações do Tesouro são feitas na legalidade e publicadas no "Diário Oficial da União".

Ao defender a política econômica do governo, Mantega destacou, ainda, que, nas manifestações realizadas no país, não houve reclamações contra falta de emprego ou de "descontrole da economia".

Para o ministro, o crescimento abaixo do previsto é reflexo da crise internacional. "O deputado Rodrigo Maia ignora a crise. Eu gostaria que não tivesse crise. Esse é o mundo do deputado."

Sobre os boatos de sua possível demissão, Mantega disse que não passam de "fofocas" de pessoas que querem enfraquecer o governo. (MARIANA SCHREIBER)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página