Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise Iinvestimentos

É preciso cuidado com os especialistas da moda

Investidor tem de ser seletivo ao escolher em quem acreditar; algumas previsões só interessam a quem vende

É preciso ser claro sobre quais são as nossas próprias sxpectativas de retorno e sobre quais são os limites de perda considerados toleráveis

Quando os investimentos em ações caem substancialmente e a palavra recessão passa a ser comum nos noticiários, é hora de olhar com calma os investimentos.

Há quanto tempo você não avalia a performance de seus fundos? Agora é uma boa hora!

Mesmo que você não pretenda mudar sua exposição, há boas chances de identificar novas oportunidades.

Por exemplo, muitos bancos baixaram recentemente as taxas de administração. Pode ser vantajoso migrar para um fundo muito semelhante ao que já investe, com um custo menor.

Analisando o resultado do primeiro semestre, nada indica que aqueles investimentos que se saíram bem continuarão da mesma forma no segundo semestre.

O dólar é um exemplo interessante. Basta lembrarmos que em 2008 ele atingiu R$ 2,51. Já em 2011, a nieda caiu até R$ 1,53.

DICAS

Neste cenário turbulento, quero dar duas dicas relacionadas ao processo de investir num período turbulento.

1) Se for necessário, assuma um pequeno prejuízo para evitar uma perda final ainda maior.

Nos momentos de incertezas, muitos investidores evitam mexer em seu patrimônio. Contudo, pode ser vantajoso sair de investimentos nos quais você já teve muito prejuízo, a fim de evitar mais perdas. Pense num valor máximo que você aceita perder.

2) Seja claro sobre suas próprias expectativas, tomando cuidado com os especialistas da moda.

Há cinco anos, um famigerado economista ludibriou o mercado, projetando que a Bolsa de Valores chegaria a 200.000 pontos em 2013 --hoje, ela está com menos de 50 mil.

Naquela ocasião, fiz o que pude para explicar que a projeção só interessava aos privilegiados do mercado que estavam de saída.

Por isso, é importante estabelecer limites de perda. Isso permite realocar o portfólio e, potencialmente, recuperar parte do prejuízo.

Não se permita, então, se manipulado por um "stand up economist". Se hoje ele pede para você comprar imóveis, talvez seja boa hora para vender e realizar um pouco do lucro.

Seja seletivo na hora de escolher em quem acreditar. Use os arquivos da Folha (e da internet) e avalie, por exemplo, se as previsões passadas do especialista em questão deram certo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página